ALIADO DE EUDA(PMDB) DIZ QUE É O PAI DO EMPREENDER


Aliado da prefeita Euda Fabiana (PMDB) o ex-governador e candidato a prefeito de João Pessoa, Zé Maranhão (PMDB) andou dando declarações que é o pai do Empreender , só que com outra nomenclatura: Meio de Vida, o candidato a prefeito em Cuité , Tárcio Pessoa (PSB) e ex-sub secretário do Empreender PB  deve discorda com essa afirmação.


As garfes de Maranhão são diversas , perguntado por um tuiteiro como ele investiria no esporte, Maranhão disse “Vamo estudar com os estudantes o incentivo ao esporte” Literalmente Maranhão quer voltar às aulas para "estudar com os estudantes" e nesse tempo o projeto de Lei 1230/2011 do vereador Bira que instui a disciplina do empreendedorismo já esteja na grade Extra-Curricular das escolas públicas.  

Veja a nota do verdadeiro Pai  do Empreender que afirma que Maranhão não é o pai nem avô do programa que vem dando certo na capital e no estado.  No final das contas , ninguém que o ônus só quer o bônus eleitoral.

O Sr.Maranhão, ex-governador diz ter sido o criador do Empreender-JP. O seu governo operou com um Sistema denominado \ “Meio de Vida\". Que se constituía em repasse de recursos para a população carente, atendendo demandas e pedidos políticos. O \"Meio de Vida\" é uma cópia mal feita, tipo \"Franstein\" do Programa que tentamos criar no Governo Wilson Braga no início da década de 80.

Sugeri à época criar o PROPENE - Programa de Apoio aos Pequenos Negócios. Seria uma linha de crédito para apoiar complementarmente aos bancos aos pequenos negócios. Foi administrado pela FUNSAT. O papel da Fundação administrada por Dra. Lúcia Braga era oferecer apoio às pessoas carentes. Insisti que fosse empréstimo, com inscrição, capacitação e construção de Projetos. O que, evidentemente, não aconteceu.

Em menos de um ano a inadimplência era da ordem de 85,0%. Então, jovem amigo, PROPENE e MEIO DE VIDA, em particular o primeiro tinham objetivos bem distintos do EMPREENDER-JP.

Os dois outras eram simples mecanismos de repasse de recursos (e a palavra mecanismos é a mais apropriada), enquanto o EMPREENDER-JP é, com efetividade, eficácia e sucesso uma linha de crédito, com metodologia claramente definida e rigorosamente cumprida: (a) inscrição, com pré-requisitos, participação, (b) cursos de capacitação para preparar os empreendedores (e) elaboração de Planos de Negócios (Projetos), construídos com o apoio técnico da Equipe do EMPREENDER-JP. A diferença entre este e os outros dois é abismal. Hoje quase 30 Municípios em todo o país reproduzem a metodologia do EMPREENDER-JP.

É, simplesmente, uma questão de \"visão de gestor\". É muito bom levantar a questão, melhor ainda que o eleitor compare. Fico à disposição para outros esclarecimentos, uma vez que fui participante ativo da metodologia dos 1o. e do atual, coberto de êxitos e sucesso.

Abraço fraterno,


Mauro Nunes Consultor Organizacional, Economista, especializado em Planos de Gestão, Empreendedorismo, Mudanças e Visão de Futuro


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.