CICLOFAIXA EM JOÃO PESSOA


João Pessoa ganha neste sábado (1º) 1,6 quilômetros de ciclofaixa exclusiva destinada ao treinamento de atletas que praticam o ciclismo esportivo na Capital. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) reservou a faixa da esquerda da Avenida Panorâmica, no Altiplano Cabo Branco, entre a Estação Ciência e o antigo Posto Federal (interseção com a Avenida Hilton Souto Maior), das 5h às 8h, nos dois sentidos, para treinamento de ciclismo em alta velocidade.



A nova ciclofaixa atende apenas aos ciclistas que praticam a atividade para competição e precisam desenvolver uma velocidade acima da média. Os ciclistas que utilizam a Avenida Panorâmica para lazer ou trabalho continuam tendo à disposição a ciclofaixa da direita. “É importante que os condutores fiquem atentos à sinalização do local e só utilizem a nova ciclofaixa após o horário determinado, que está pintado na via”, disse o diretor de planejamento, Adalberto Araújo.

De acordo com ele, nesse horário (5h às 8h), o tráfego de veículos é muito reduzido, o que diminui o risco de acidentes e não traz prejuízos para a mobilidade no local.

Educadores – Das 5h às 10h deste sábado, uma equipe da Semob vai realizar uma ação educação sobre a nova ciclofaixa para treinamento. Para auxiliar no processo educativo, serão colocadas faixas informativas para orientar a população. A equipe também fará abordagens para conscientizar ciclistas, condutores e motoristas de transporte coletivo.

Rodovia estadual – Como aquela área é parte da PB-008 – portanto, com circunscrição estadual –, a Semob obteve autorização do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB) para executar a sinalização do trecho.

A Divisão de Sistema Viário (DSV) realizou o serviço de pintura termoplástica – a quente – da faixa nas cores vermelhas, com símbolos de bicicletas e legendas contendo o horário de treinamento dos ciclistas. Também foram implantadas no local placas indicativas e lombadas físicas próximas à rotatória de entrada da Avenida Hilton Souto Maior, para diminuir a velocidade dos veículos e evitar acidentes com os ciclistas. Pleito atendido – Os representantes da Federação Paraibana de Ciclismo aprovaram a iniciativa da PMJP de, em tão pouco tempo, implantar uma ciclofaixa para a prática desse esporte. Os ciclistas ficaram entusiasmados com o projeto, considerado inovador, e acreditam que essa parceria com a Semob já começa a dar frutos, pois é a primeira vez que um órgão se senta com a categoria, ouve as demandas e atende as sugestões – e tudo em pouco tempo.


Mais novidades – A Semob deve lançar, nos próximos dias, projetos para dar mais segurança e visibilidade aos ciclistas. De acordo com o superintendente da Semob, Nilton Pereira, investir no sistema cicloviário da cidade implica diretamente na melhoria da qualidade de vida da população e das condições de mobilidade urbana, tendo em vista que a bicicleta é um meio de transporte não poluente, proporciona a prática de exercícios físicos e ocupa menos espaço na vias, reduzindo congestionamentos. “Além disso, é um veículo de baixo custo, acessível à maior parte da população”, disse.


Dados – Hoje, João Pessoa conta com 32,310 quilômetros de ciclovias. O projeto de expansão da PMJP prevê outros 82, 62 quilômetros de malha cicloviária. Com o PAC da Mobilidade, que vai reestruturar o sistema de transporte coletivo, a idéia é oferecer aos adeptos da bicicleta a opção de integração com os terminais de ônibus, com bicicletários nos três terminais.



Secom JP


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.