CICLOFAIXA EM JOÃO PESSOA


João Pessoa ganha neste sábado (1º) 1,6 quilômetros de ciclofaixa exclusiva destinada ao treinamento de atletas que praticam o ciclismo esportivo na Capital. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) reservou a faixa da esquerda da Avenida Panorâmica, no Altiplano Cabo Branco, entre a Estação Ciência e o antigo Posto Federal (interseção com a Avenida Hilton Souto Maior), das 5h às 8h, nos dois sentidos, para treinamento de ciclismo em alta velocidade.



A nova ciclofaixa atende apenas aos ciclistas que praticam a atividade para competição e precisam desenvolver uma velocidade acima da média. Os ciclistas que utilizam a Avenida Panorâmica para lazer ou trabalho continuam tendo à disposição a ciclofaixa da direita. “É importante que os condutores fiquem atentos à sinalização do local e só utilizem a nova ciclofaixa após o horário determinado, que está pintado na via”, disse o diretor de planejamento, Adalberto Araújo.

De acordo com ele, nesse horário (5h às 8h), o tráfego de veículos é muito reduzido, o que diminui o risco de acidentes e não traz prejuízos para a mobilidade no local.

Educadores – Das 5h às 10h deste sábado, uma equipe da Semob vai realizar uma ação educação sobre a nova ciclofaixa para treinamento. Para auxiliar no processo educativo, serão colocadas faixas informativas para orientar a população. A equipe também fará abordagens para conscientizar ciclistas, condutores e motoristas de transporte coletivo.

Rodovia estadual – Como aquela área é parte da PB-008 – portanto, com circunscrição estadual –, a Semob obteve autorização do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB) para executar a sinalização do trecho.

A Divisão de Sistema Viário (DSV) realizou o serviço de pintura termoplástica – a quente – da faixa nas cores vermelhas, com símbolos de bicicletas e legendas contendo o horário de treinamento dos ciclistas. Também foram implantadas no local placas indicativas e lombadas físicas próximas à rotatória de entrada da Avenida Hilton Souto Maior, para diminuir a velocidade dos veículos e evitar acidentes com os ciclistas. Pleito atendido – Os representantes da Federação Paraibana de Ciclismo aprovaram a iniciativa da PMJP de, em tão pouco tempo, implantar uma ciclofaixa para a prática desse esporte. Os ciclistas ficaram entusiasmados com o projeto, considerado inovador, e acreditam que essa parceria com a Semob já começa a dar frutos, pois é a primeira vez que um órgão se senta com a categoria, ouve as demandas e atende as sugestões – e tudo em pouco tempo.


Mais novidades – A Semob deve lançar, nos próximos dias, projetos para dar mais segurança e visibilidade aos ciclistas. De acordo com o superintendente da Semob, Nilton Pereira, investir no sistema cicloviário da cidade implica diretamente na melhoria da qualidade de vida da população e das condições de mobilidade urbana, tendo em vista que a bicicleta é um meio de transporte não poluente, proporciona a prática de exercícios físicos e ocupa menos espaço na vias, reduzindo congestionamentos. “Além disso, é um veículo de baixo custo, acessível à maior parte da população”, disse.


Dados – Hoje, João Pessoa conta com 32,310 quilômetros de ciclovias. O projeto de expansão da PMJP prevê outros 82, 62 quilômetros de malha cicloviária. Com o PAC da Mobilidade, que vai reestruturar o sistema de transporte coletivo, a idéia é oferecer aos adeptos da bicicleta a opção de integração com os terminais de ônibus, com bicicletários nos três terminais.



Secom JP


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.