CUITÉ: OS EFEITOS COLATERAIS DA CARTA DE CRISTIANE


Depois da Carta de repúdio de  Fabiano Valério (sem partido), agora foi à vez da Carta Aberta da Doutora Cristiane Santos desligando-se da gestão de Euda Fabiana (PMDB). Na carta a conceituada médica mastologista desabafa com os conterrâneos, aponta o descaso na saúde do município de Cuité e insinua que a prefeita Euda Fabiana é inapta para continuar na gestão municipal.


Segundo, Cristiane “Uma paciente leva de seis a nove meses para realizar um exame de mamografia e um ano para se fazer uma cirurgia”, destacou a insensibilidade da prefeita de Cuité com a saúde do município em especial as mulheres, “ diante das promessas , pensava que a prefeita por ser mulher iria dá atenção especial a saúde da mulher , mas isso não aconteceu “  completou a doutora.

Um município como Cuité, é de fundamental importância dispor de estrutura para diagnosticar rapidamente um nódulo na mama de uma paciente  e no caso de diagnóstico de tumor que seja planejado a cirurgia, para que seja dado ao paciente uma resposta hábil ao seu direito social.

A adesão da médica mastologista, Cristiane Santos ao candidato Tárcio (PSB) veio pinçada com diagnóstico que é grave o quadro clinico da saúde de Cuité. Pelo o que traduz a médica na sua carta ‘receita’ um remédio, a mudança de como fazer política pública para os que mais precisam.

A maior patologia na saúde pública é exatamente a falta de priorizar os recursos para a saúde básica, exames essenciais como uma mamografia não pode ser coisa do outro mundo e custar tanto tempo a ser realizado.  Dinheiro tem é só aplicar no lugar certo!

A carta aberta de Cristiane e sua participação do Guia de Tárcio (PSB), fez com que sua carta multiplicasse em outras cartas, que segundo fontes a doutora tem recebido apoio e solidariedade mesmo de simples cartas grafadas por várias mulheres da cidade e zona rural.
Como profissional, se despediu temporariamente de Cuité. De cabeça erguida e com a sabedoria que lhe é peculiar, calma e serena disse que há esperança de voltar a trabalhar com outro projeto que coloque a saúde de Cuité, adiante.

João Vicente, esposo da médica Cristiane afirmou ao Blog que a prefeita não atendia as reivindicações da médica e a situação ficou mais ainda insustentável, quando se escondia até o livro de ponto para a médica  Cristiane assinar.

O efeito colateral da Carta de Cristine foi em alta dose e fez a secretária de Administração de Cuité que é sua irmã, Halina Santos rebater no guia de Euda Fabiana (PMDB) as acusações de perseguição.

Numa biópsia política, as famílias podem divergir de ideias, isto pode até ser comum na política  , no caso da 'Carta' da doutora a contra indicação  foi para a reeleição de sua prima prefeita de Cuité  e  prescreve que o candidato , Tárcio (PSB) faz bem a saúde. Na realidade a médica  optou por um verdadeiro “Outubro Rosa”. 








Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.