CUITÉ: SEM PESQUISA SEM DEBATE



Cuité a maior cidade do Curimataú paraibano, não se teve pesquisa nem debate entre candidatos, uma lástima do ponto de vista democrático.  Para maior lisura , a credibilidade de pesquisas são aquelas encomendadas por empresários, comerciantes , raras  entidades associativas e alguns meios de comunicação .  Já em algumas cidades do interior da Paraíba foram registradas pesquisas, em sua maior parte das pesquisas divulgadas, os institutos revelam vantagem expressiva de um determinado candidato.

As coligações partidárias em Cuité, não divulgaram pesquisas e se encomendaram pesquisas, somente as de consumo interno. Vazou na net uma pesquisa, onde aponta uma eleição acirrada. Porém sem nenhuma credibilidade e não posto aqui o ‘resultado’ por atender as determinações da ‘justiça eleitoral’.

Na realidade as pesquisas são altamente impactantes e pode fazer a diferença na hora de selecionar um candidato para gerir o patrimônio público e demais setores da sociedade. Os resultados das pesquisas ao serem divulgadas causam extremos comportamentos e alterações até na hora de votar.

Há quem não acredite, porém as pesquisas se forem realizadas com seriedade, se tomadas às opiniões próprias dos eleitores são fundamentais para uma visão global do ponto de vista da sociedade em relação à carreira e o perfil de cada candidato.

Em termos de pesquisas de opiniões, o nosso País avançou muito e de maneira ultra rápida. As pesquisas não mentem, pelo menos para quem as contrata. Podem até ser burladas, mas se assim for o vexame é logo em seguida nas urnas.

A pesquisa é um retrato do momento, isso todo mundo sabe. Numa margem de erro as pesquisas na Paraíba andam desacreditadas a partir das eleições de 2010 que dava Maranhão para governador até nas pesquisas de boca de urna. O resultado foi outro, todo mundo sabe, mas cada eleição é como jogo de futebol, cada um tem uma história narrada de forma diferente.

Vamos considerar a reeleição em Cuité, conta desde a avaliação da gestão de Euda com índices de aprovação e rejeição. Conta o perfil do concorrente, as ideias e apoio governamental. Não se despreza a capacidade de reação de um adversário, assim como quem está ou estava desconhecido se fez aparecer.

Ninguém cante de galo porque o 13 até agora só está dando em João Pessoa, pelo menos em todas as pesquisas de opinião. Efetivamente quem contrata pesquisa e não divulga oficialmente, algo de desfavorável tem.  







Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.