A DINÂMICA DO ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO É CRITICADA


Orçamento Democrático que de fato os únicos que funcionam são : Orçamento Democrático de João Pessoa e Orçamento Democrático do Estado da Paraíba, são alvo de criticas.  Conselheiros e ex delegados do Orçamento Democrático relatam que suas reivindicações para o seu bairro ou cidade não são atendidas, deputados estaduais criticam a forma de como funciona as plenárias do Orçamento Democrático da Paraíba.

A Secretária executiva do Orçamento Democrático do Estado, Ana Paula rebateu o deputado estadual André Gadelha, Ana Paula afirmou que o deputado não tem nenhum conhecimento do que é o OD (estadual). “o deputado nunca participou de uma plenária” declarou na Rádio 100.5 a FM líder.

André Gadelha tinha relatado que a plenária do Orçamento Democrático só servia para oferecer bebidas.

PC líder comunitário em João Pessoa, que foi delegado do ODJP quando RC era prefeito , afirmou que deixou de lado o OD, porque o prefeito só atendia seus cabos eleitorais. “Nunca fomos contemplados por uma obra do Orçamento Democrático para o bairro” declarou PC.

O prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo no seu plano de governo, promete continuar com o Orçamento, só que será denominado de Orçamento Participativo (OP), segundo Cartaxo quem criou o modelo do Orçamento Participativo no Brasil foi o PT.  Na Paraíba esse modelo foi copiado pelo PSB na prefeitura de João Pessoa e também no governo do estado da Paraíba.

Com seus defeitos e virtudes, o Orçamento Democrático ou Participativo é um grande avanço para a democracia, o povo tem vez e voz. Um mecanismo onde o cidadão tem a sua frente secretários e o gestor publico para poder reivindicar as demandas da sua região orçamentária.

Muitos dizem que isso é uma ‘lavagem cerebral’, formatação política para criação de “cabo eleitoral”, enfim não atende a pedagogia do programa. Outros elogiam, diz que somente pelo Orçamento Democrático sua rua foi calçada e a escola construída.

Em alguns municípios da Paraíba foi criado o Orçamento Democrático, mas não funciona só servi para prefeito anunciar que tem o programa, mas na realidade não se vê um anuncio ,uma foto de uma plenária realizada.

O suplente de deputado, Bado Venâncio (PSL) criticou por diversas vezes, a dinâmica do Orçamento Democrático do Estado, segundo Bado a apuração das prioridades não são feitas de forma transparente.  O poeta e músico Bebe  Natércio, divulgou a charge acima e insinua que o governador, Ricardo Coutinho faz do Orçamento Democrático um eco individual , no final  somente ele fala e escuta o que quer.  

Na realidade o Orçamento Democrático , nunca atenderá 100% das demandas, o prefeito Luciano Agra foi o que menos atendeu demandas do Bessa a exemplo de urbanização da comunidade São Luiz no Bessa e asfalto da rua do maior condomínio da Paraíba , que transita ônibus e pelo menos 2 mil carros por dia.



Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.