PREOCUPANTE: MAIS DE 200 IMÓVEIS FECHADOS EM CUITÉ


Pelo menos 200 imóveis fechados em Cuité, (segundo fontes) revelam que o crescimento imobiliário tem sido inversamente proporcional ao poder de aquisição de compradores e/ou locatários. Imóveis que vai desde terrenos e casas transacionadas (vendidos) muitos deles através de financiamentos, não quer dizer que o metro quadrado reflete o real valor. Um atrativo, uma tentação (fiado) muitos imóveis vendidos através de financiamentos em longo prazo, causam uma sensação que o mercado está em alta, na realidade a especulação imobiliária feita por pessoas inabilitadas (falsos corretores) pode prejudicar o crescimento progressivo e estabilizado de uma cidade.

A presença de um ‘campus universitário’, a vinda de uma “escola técnica” e a perspectiva de melhorar o abastecimento d’água não são o suficiente para elevar os preços dos imóveis em Cuité, a lei da oferta e procura deve ser considerada, dentro da capacidade de endividamento do pretenso comprador, o perfil do proponente comprador deve ser analisado bem antes, para que não possa haver a devolução do imóvel, prejudicando a liquidez.

Loteamentos não podem ser predadores vindo destruir áreas verdes sem que pelo menos plante  50% com árvores da mata já existente. A infraestrutura deve ser considerada que as ruas dos novos loteamentos sejam entregues todas pavimentadas, saneadas e providas de uma solução de esgotamento sanitário , uma vez que esse problema passará adiante para o poder público e a população é quem vai pagar outro preço pelo crescimento desordenado.

O sonho da casa própria poderá ser uma dor de cabeça: Minha Casa minha briga com o órgão financiador, são pelo menos 30 anos de financiamento, portanto os cadastros para aprovação de financiamento deve ser mais criteriosos. Todos querem vender, alugar para tanto o mercado é impiedoso se a especulação falar mais alto, mais adiante alguém vai pagar o preço. 

É descartada o fenômeno ‘bolha’ no nosso país, o crescimento imobiliário está apenas no começo de um ciclo positivo, contudo os preços dos imóveis devem subir dentro dos parâmetros de liquidez , mas não de forma absurda.

Dema Macedo
Consultor de Imóveis 


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Dema aqui em Cuité virou terra sem lei, morei em Brasilia onde tds criticam que ñ tem lei, lá tem sim, existe o indice de aumento de aluguel e avaliação de venda de casas, aqui a avaliação é feita pelo vizinho se ele pede X na casa dele, então a minha é melhor vale XX, pra gente daqui piorou td, pq a cidade ñ nos dá condição de salário pra acompanhar esse descontrole e descaso...
    Wilka Geane

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta publicação.