LEI DE BIRA QUE FAZ CIRURGIA REPARADORA DE SEIOS É APROVADA NO SENADO



O projeto de lei indicativo apresentado pelo vereador Bira na Câmara Municipal de João Pessoa, determinando cirurgia reparadora para vítimas de câncer de mama, passará a valer em todo o País. Recentemente o Senado aprovou a mesma lei, que aguarda a sanção da presidenta Dilma.


A lei aprovada pelo Congresso determina que o SUS faça a cirurgia reparadora imediatamente após a retirada da mama. Nos casos específicos, quando há contraindicação médica, o procedimento deve ser feito assim que o paciente estiver em condições.

“É gratificante ver uma iniciativa do nosso mandato ganhando proporção nacional. Ainda mais quando se trata de uma medida tão importante para a autoestima de milhares de mulheres vítimas do câncer de mama. Vou continuar cobrando que a rede pública de saúde faça a cirurgia reparadora o mais rápido possível”, disse Bira.

A realização dos dois procedimentos na mesma cirurgia é considerada ideal pelos médicos, porque traz uma série benefícios para as paciente. Agora, os hospitais públicos terão que melhorar a estrutura para atender as mulheres. Hoje, a espera na fila do SUS pode durar anos.

De 2008 até 2012, segundo dados do SUS, 68 mil mulheres tiveram a mama retirada por conta do câncer. Nesse mesmo período, menos de 10% conseguiram fazer a cirurgia reparadora. O Governo Federal não sabe dizer quantas mulheres no total aguardam na fila.



Ascom


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.