SECRETÁRIO SALES DANTAS ANUNCIOU MELHORIAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NA PARAÍBA


A Paraíba deu enfim um passo importante no sonho de se tornar um dos maiores polos de comercialização de pescado do país: vai contar com um centro de tratamento e beneficiamento do produto. O secretário executivo de Pesca do Estado, Sales Dantas, anunciou que conseguiu do Ministério da Pesca o repasse de R$ 500 mil para o início das obras, e mais: a doação de um terreno de 1.300m² para a construção do equipamento. A área doada pela Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba) fica localizada por trás da fábrica da cerâmica Elizabeth, na cidade do Conde.


De acordo com o secretário Sales Dantas, as novas instalações irão beneficiar todos os pescadores com atuação no litoral sul Paraíba, que, a partir de agora, não precisarão ver o Estado de Pernambuco lucrar com sua matéria-prima, por falta de um equipamento de entreposto de pescado no Estado.

“Nossos pescadores tem lucros muito inferiores ao percebidos pelas empresas pernambucanas. O nosso pescado ‘in natura’ sai muito barato, em comparação ao beneficiado. Acabávamos trabalhando para enriquecer os pernambucanos”, destacou Sales.

Destacado como a primeira etapa de um grande projeto que tende a atender a todos os pescadores da Paraíba, Dantas antecipa que o próximo passo será a obra de restauração do centro de beneficiamento de Cabedelo e, a posteriori, construir mais outro no litoral norte.

“Nossa intenção é dar aos nossos pescadores toda a infraestrutura necessária para que lucre o quanto puder com seu trabalho”, afirmou Sales, que não deixou de destacar a estratégia do Governo do Estado: “Tudo o que está acontecendo devemos à visão empreendedora do governador de Ricardo Coutinho quando criou uma secretaria executiva focada na pesca. Abracei essa oportunidade e estou acelerando o máximo para executar todos os projetos que tenho em vista”.

Não apenas pontuando o lucro dos pescadores como o foco do centro de beneficiamento, Sales Dantas explica que a intenção é baratear os custos do próprio Estado na aquisição de peixes para as merendas escolares e a alimentação dos presos da Paraíba.

Ainda de acordo com Dantas, mais um ponto positivo a ser conseguido com a obra é o barateamento do produto para os consumidores paraibanos.

Parceiros – Uma situação destacada pelo secretário como importante para o alcance de tantas conquistas é a disposição que o Ministro da Pesca Marcelo Crivella está mostrando para atender seus pleitos.

“O ministro Crivella tem se mostrado um grande parceiro desse grande plano que projeto para a pesca da Paraíba. Nunca o procuro para não ser atendido com a simpatia de um amigo”, disse Sales, anunciando para a próxima terça-feira um encontro com Marcelo Crivella em Brasília, onde irá buscar a liberação de mais R$ 3 milhões para a Paraíba.

Outro personagem que mereceu os elogios de Sales Dantas foi o deputado Jutay Meneses, intitulado pelo secretário como “o deputado da Pesca”. Segundo afirma, Meneses tem sido reconhecido pelos pescadores como um grande líder por sua insistente luta pela melhoria das condições de trabalho da categoria.

“É algo extremamente frustrante ver um Estado de tantas potencialidades como o nosso nunca ter levado o pescado a sério”, lamentou Dantas.


Ascom  
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.