VEREADORA RAFAELA USA O CAPACETE ATÉ DE BIKE

A vereadora, Rafaela  de Cuité arquivou literalmente  a proposta do vereador presidente da câmara de Cuité, Geraldo Leite que pedia a não utilização do capacete por motoqueiros em Cuité, neste final de semana Rafaela usou capacete até na sua bike . Fazendo pedal a vereadora estava usando  equipamentos indispensáveis  a  segurança inclusive uso de capacete que infelizmente e curiosamente ainda não é previsto como equipamento  obrigatório pelo código de trânsito na condução de bicicleta. 

O município de Cuité , ainda não tem sequer uma ciclo faixa , o que poderia ser uma indicação da Casa Manoel Felipe que a prefeitura fizesse um estudo para implantar pelo menos uma ciclovia em uma rua que tivesse maior fluxo de bikes (bicicletas) .

Em países  com crescimento sustentável o que se faz é diminuir espaço de ruas para o tráfego de veículos , alargam as calçadas para pedestres e ciclovias . Isso porque o transporte público coletivo com ônibus e metrôs são de qualidades. 

A educação de trânsito começa cedo, uma ciclofaixa em Cuité é necessário antes que um dia mesmo que tardia  se tenha uma proporção maior de veículos  circulando nas ruas do que o número de habitantes. 

Dos artigos 58 e 59 do Código de Trânsito Brasileiro, entende-se, que a bicicleta  deverá rodar nas bordas  das pistas, tendo preferência sobre veículos automotores, mas se houver ciclovia  ou ciclo faixa  estas deverão ser usadas. A bicicleta pode, também, transitar nos passeios , desde que autorizado por sinalização. Na contramão, só em ciclofaixa.


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.