FESTIVAL DE INVERNO DE CUITÉ PRECISA ENTRAR NOS CAMINHOS DO FRIO DA PARAÍBA

O vice-governador Rômulo Gouveia participou neste final de semana do ‘Caminhos do Frio’ em Serraria. Ao lado da deputada estadual Eva Gouveia, ele foi recepcionado na cidade pelo prefeito Brizola, o secretário de Cultura Chico Cesar.


Gouveia destacou a importância da rota cultural de inverno que aquece o turismo nas cidades que recebem o ‘Caminhos do Frio’ e lembrou que após Serraria, a cidade de Pililões vai recepcionar o evento. Rômulo ainda conversou com artistas e políticos da região como a prefeita de Alagoinha Alcione Beltrão.

A rota desta semana: Trilhas ecológicas, cachoeiras e visita aos engenhos são algumas das atividades da programação da rota cultural Caminhos do Frio na cidade de Pilões, a partir desta segunda-feira (12), até o domingo, dia 18. A principal atração cultural é o cantor Geraldo Azevedo, que se apresenta no próximo sábado (17), na Praça João Pessoa. O evento conta com o apoio do Governo do Estado e é desenvolvido pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano.

A cidade de Pilões, hoje com cerca de sete mil habitantes, já chegou a abrigar 26 engenhos na produção de rapadura, onde a aristocracia rural do final do século XIX construiu casarios que ainda podem ser vistos. Para conhecer esse universo, os turistas podem fazer visitas, na sexta (16) e sábado (17), aos engenhos ‘Olho d’Água’ e ‘Boa-Fé’, duas reminiscências da época.

Flores - Atualmente, Pilões é conhecida como a cidade das flores, cuja produção é a atividade econômica mais importante, com destaque para os crisântemos, rosas e margaridas. Uma das atrações durante o período do Caminhos do Frio será a trilha da floricultura, com visitação às estufas, na manhã do sábado (17), saindo da igreja matriz.

Aventura – No roteiro de Pilões ainda consta a trilha para a Pedra do Espinho, com seus mais de 150 metros de precipício, muito procurada por praticantes do rapel. Os amantes do turismo de aventura também podem fazer a trilha para a cachoeira de Ouricuri, situada dentro de uma floresta – resquício da Mata Atlântica. A água do Rio Araçagi corre por entre árvores e rochedos, formando um conjunto de corredeiras, e embora turva, é de pureza comprovada.

A rota cultural Caminhos do Frio ainda vai passar pelas cidades de Alagoa Nova e Alagoa Grande, encerrando no dia 1º de setembro. A presidente do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, que agrega todos os municípios do roteiro, Fernanda Melo, acredita que a partir da abertura da rota vários engenhos da região, a exemplo do Olho D’água, em Pilões, que produz mel e rapadura, deverão receber uma grande demanda de turistas.


Com Assessoria  
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.