IMUNDÍCIE NO MATADOURO PÚBLICO DE JUAZEIRINHO REPERCUTE NA MÍDIA

A comissão de fiscalização formada por vereadores, visitou na última segunda-feira (19) as instalações do matadouro público Municipal para averiguar denuncias da população com relação a higiene e constatou a imundície do local onde se abate animais para comercializar a carne na cidade e na região, que vai direto para a mesa de milhares de pessoas.


Estavam presentes, o presidente da comissão de fiscalização, Jorge Ramos, Lila Morais (PR) e o presidente da Câmara, Joselito Cavalcante. O matadouro não tem higiene tampouco fiscalização e animais são abatidos e levados para comercialização no mercado público da cidade que vive a mesma situação de abandono e sujeira.

Até restos de animais em estado de decomposição foi encontrado pelos vereadores no matadouro, além de fezes e lama, vermes e água imunda. Não foi encontrado no local, médico veterinário responsável por examinar e inspecionar o abate de animais.

A presença de um profissional deste tipo é obrigatório por Lei, pois permitiria diagnosticar possíveis agentes transmissores de doenças. Ou seja, as normas sanitárias para a manipulação da carne bovina não estão sendo respeitadas no matadouro público de Juazeirinho.

Outro fato que chamou a atenção da comissão permanente de fiscalização da Câmara, foi o estado deplorável no qual os funcionários trabalham e manipulam o abate da carne, que manipulam as vísceras e fezes dos animais sem o uso devido de equipamentos de proteção individual (luvas, capacetes, óculos de proteção, roupas adequadas e botas).

Repercussão estadual

O descaso ganhou repercussão Estadual e a TV Borborema, filiada do SBT em Campina Grande, deu amplo destaque ao assunto, mostrando, inclusive, fotos dos desmandos ocorridos no matadouro.

A prefeita, Carleusa Marques (PTB), instada a prestar esclarecimentos, inicialmente se esquivou e o seu pai, o deputado Estadual, Carlos Dunga (PTB), disse que ela não iria falar sobre o assunto.

Porem depois de muita insistência dos profissionais da TV Borborema, a gestora concedeu entrevista. Paralelamente, uma equipe da Prefeitura começou a fazer uma limpeza no matadouro.

Com Heleno Lima

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.