NA LUTA PARA MUDAR A RADIOGRAFIA NA MINERAÇÃO EM PICUÍ

Um comportamento seguro, esse é uma pedra rara na mineração que nos últimos meses o jovem técnico em mineração  Antônio de Pádua Sobrinho e o geólogo do IFPB, Francisco de Assis estão desenvolvendo através de uma nova consciência sustentável nos garimpos em Picuí com ênfase a saúde (evitar  a silicose , doença pulmonar) .   Os trabalhos foram reconhecidos e serão apresentados no XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Internacional de Minérios que será realizado no mês de Outubro em Goiânia (GO).

 Pádua e Francisco de Assis criaram na região mineradora a sustentabilidade dentro de um projeto ‘Garimpo Bom, Mineração Responsável’. O objetivo é realizar um levantamento além do sócio-econômico com a segurança e saúde do pequeno minerador. 

A equipe apresentou ao secretário de saúde do estado, Wadson Sousa uma proposta dentro do extrativismo mineral da Paraíba, levando em consideração às questões ambientais e saúde para trabalhadores do setor.  Pádua acredita que o secretário envidará esforços, assim como fez o governador com investimentos nas cooperativas com incentivo a mineração, modernizando o que era praticamente rudimentar . 

Nós somos produto do meio, se a mineração existe  será necessário o  bastante  para  compreender  como recurso não renovável , atento aos impactos ambientais e a saúde. Uma dica do blog é buscar parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, para também lapidar o artesanato como fonte de renda para a mulher do garimpeiro. 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.