NA LUTA PARA MUDAR A RADIOGRAFIA NA MINERAÇÃO EM PICUÍ

Um comportamento seguro, esse é uma pedra rara na mineração que nos últimos meses o jovem técnico em mineração  Antônio de Pádua Sobrinho e o geólogo do IFPB, Francisco de Assis estão desenvolvendo através de uma nova consciência sustentável nos garimpos em Picuí com ênfase a saúde (evitar  a silicose , doença pulmonar) .   Os trabalhos foram reconhecidos e serão apresentados no XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Internacional de Minérios que será realizado no mês de Outubro em Goiânia (GO).

 Pádua e Francisco de Assis criaram na região mineradora a sustentabilidade dentro de um projeto ‘Garimpo Bom, Mineração Responsável’. O objetivo é realizar um levantamento além do sócio-econômico com a segurança e saúde do pequeno minerador. 

A equipe apresentou ao secretário de saúde do estado, Wadson Sousa uma proposta dentro do extrativismo mineral da Paraíba, levando em consideração às questões ambientais e saúde para trabalhadores do setor.  Pádua acredita que o secretário envidará esforços, assim como fez o governador com investimentos nas cooperativas com incentivo a mineração, modernizando o que era praticamente rudimentar . 

Nós somos produto do meio, se a mineração existe  será necessário o  bastante  para  compreender  como recurso não renovável , atento aos impactos ambientais e a saúde. Uma dica do blog é buscar parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, para também lapidar o artesanato como fonte de renda para a mulher do garimpeiro. 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.