PROJETO MADALA CHEGA A PRATA

O  projeto pedagógico intitulado “Mandala de Projetos: tecnologia, conhecimento e complexidade” chegou ao município de Prata . A proposta da “Mandala de Projetos” é contemplar as Orientações Curriculares Nacionais ao tempo que propõe atividades de pesquisas concentradas nos saberes populares e na tecnologia, e de quebra, contemplar estudos referentes à língua espanhola nas turmas do Ensino Médio. Através da tecnologia, educação e sua complexidade (Teoria da Complexidade de Edgar Morin), o projeto.


Inspirado na representação do universo, onde os planetas giram em torno do sol, o pesquisador paraibano Willy Pessoa criou um sistema produtivo de baixo custo para melhorar a produção de alimentos. Ele deu o nome de Mandala Produtiva a sua ideia. Se valendo da criatividade inata de quem vive no Cariri paraibano.

“Mandala” conseguiu fazer com que a transversalidade fosse efetivada através da criatividade dos alunos e da proposta interdisciplinar do referido projeto.

Temáticas pesquisadas pelos estudantes, a exemplo do “Balaio da Medicina Popular” http://es-balaiodamedicina.co.nr/ – pesquisa os benefícios fitoterápicos das plantas da caatinga. O Cagaço é revisitado pelos estudantes que abordam de maneira reveladora, a figura de “Clementino Quelé” - cangaco.co.nr, um dos expoentes do cangaço e um dos maiores inimigos de Lampião, que passou a viver e faleceu na Prata após a morte do rei do cangaço. Uma análise científica é abordada em relação a famosa Senzala da Prata, apontando prováveis mudanças em sua estrutura através dos anos. http://senzalademitos.co.nr

Os trabalhos do professor Ary Prata e seus alunos dão um exemplo de compromisso com a educação no Cariri e dão provas concretas de que a educação, nesta região, pode alçar voos cada vez maiores e mais distantes.

Cariri Ligado 
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.