PROJETO MADALA CHEGA A PRATA

O  projeto pedagógico intitulado “Mandala de Projetos: tecnologia, conhecimento e complexidade” chegou ao município de Prata . A proposta da “Mandala de Projetos” é contemplar as Orientações Curriculares Nacionais ao tempo que propõe atividades de pesquisas concentradas nos saberes populares e na tecnologia, e de quebra, contemplar estudos referentes à língua espanhola nas turmas do Ensino Médio. Através da tecnologia, educação e sua complexidade (Teoria da Complexidade de Edgar Morin), o projeto.


Inspirado na representação do universo, onde os planetas giram em torno do sol, o pesquisador paraibano Willy Pessoa criou um sistema produtivo de baixo custo para melhorar a produção de alimentos. Ele deu o nome de Mandala Produtiva a sua ideia. Se valendo da criatividade inata de quem vive no Cariri paraibano.

“Mandala” conseguiu fazer com que a transversalidade fosse efetivada através da criatividade dos alunos e da proposta interdisciplinar do referido projeto.

Temáticas pesquisadas pelos estudantes, a exemplo do “Balaio da Medicina Popular” http://es-balaiodamedicina.co.nr/ – pesquisa os benefícios fitoterápicos das plantas da caatinga. O Cagaço é revisitado pelos estudantes que abordam de maneira reveladora, a figura de “Clementino Quelé” - cangaco.co.nr, um dos expoentes do cangaço e um dos maiores inimigos de Lampião, que passou a viver e faleceu na Prata após a morte do rei do cangaço. Uma análise científica é abordada em relação a famosa Senzala da Prata, apontando prováveis mudanças em sua estrutura através dos anos. http://senzalademitos.co.nr

Os trabalhos do professor Ary Prata e seus alunos dão um exemplo de compromisso com a educação no Cariri e dão provas concretas de que a educação, nesta região, pode alçar voos cada vez maiores e mais distantes.

Cariri Ligado 
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.