PARACICLOS : CARTAXO VAI CRIAR ESTACIONAMENTO PARA BICICICLETAS NA ORLA

Os paraciclos têm seis barras de apoio em forma de um ‘U’ invertido onde os ciclistas poderão encostar e trancar com corrente/cadeado suas bicicletas, além de um totem com informações. Para confeccionar o equipamento, o material utilizado foi o aço galvanizado revestido de pintura eletrostática a pó nas cores amarelas.


Locais - A Semob vai instalar os paraciclos em vagas de estacionamentos de carros. Em cada vaga, substituída pelos equipamentos, estacionam doze bicicletas, totalizando 60 onde caberiam apenas cinco carros. Para isso, será necessária uma pequena modificação na vaga para proteger melhor o espaço de estacionar as bicicletas, criando um canteiro no entorno do equipamento.


Com a mudança, os paraciclos ficarão protegidos dos carros que estacionarem nas vagas anteriores e posteriores. A medida também evita o estacionamento de moto nesses espaços.


Na área onde serão montados os paraciclos, a Semob colocará totens com aproximadamente 2,10 de altura. Os totens conterão mapas que funcionam como informativo do mobiliário urbano, mostrando a localização dos demais paraciclos.


Ações - Em 2013, a PMJP transformou a ciclofaixa da orla em ciclovia com um canteiro construído para delimitar melhor o espaço do ciclista, trazendo segurança para quem trafega de bicicleta. Também foi implantada a Ciclofaixa de Lazer aos domingos, do Busto de Tamandaré até o Parque Solon de Lucena (Lagoa).


A Semob ainda realizou pesquisa cicloviária para saber a origem/destino das pessoas que utilizam bicicleta na cidade. João Pessoa conta hoje com 45 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. A proposta da Prefeitura é ampliá-la para mais de 100 quilômetros.


“Quero lembrar aos motoristas de respeitarem o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a distância mínima de um metro e meio a ser mantida toda vez que um veículo motorizado passar ou ultrapassar ciclistas nas ruas”, lembrou Nilton.




Secom PB

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.