VERGONHA NACIONAL SE REPETE : DEPOIS DO REVÉLLION TONELADAS DE LIXO NAS PRAIAS

Ainda temos muito que  nos educar com 3 R (Reciclar, Reduzir e Reutilizar ) falamos o ano todo da importância de reduzir o lixo, e chega o fim de ano  onde diversas praias  recebem milhares de pessoas para o Revéllion  assistirem a queima de fogos. Não bastasse o trânsito caótico a praia fica um lixo só, poucos levam de volta o lixo produzido e depositam ali mesmo na areia da praia, um verdadeiro flagrante da falta de educação e respeito ao meio ambiente.


Todos os anos se repetem ,  são  pilhas e mais pilhas de lixo espalhados pela orla, das garrafas de bebidas, descartáveis e sacos plásticos formam um tapete. Um catador de lixo disse que até camisinha usada foi achada. Em João Pessoa pelo menos diversas  toneladas de lixos  foram recolhidas, sem contar com o lixo que se acumula nas ruas ao entorno do evento. Porque não praticar um “R” de reduzir nas compras , por exemplo não comprar produtos não reciclados como o isopor , muitos quebrados em pequenas partículas se infiltram nas areias e depois pelo mar.

Passam anos e comemorações e nenhuma campanha educativa para disciplinar essa questão, que adianta os professores passar o ano todo nas escolas ensinado que lugar de Lixo é na lixeira, se muitos pais no final de ano jogam no chão. Tudo bem a Limpeza Urbana tem a obrigação de no outro dia limpar tudo , limpar tudo vírgula (,) quase tudo. Sem contar com o custo da operação limpeza onde são mobilizados  diversos Garis, agentes de limpeza e equipamentos que devirão estar nos bairros da cidade.

Se não bastasse, no outro dia ou muitos que emendam a noite vão tomar banho de mar e jogar mais lixo na areia de Copacabana, Iracema, Tambaú entre outras belas praias que no decorrer do ano se voltarem a praia irão fazer a mesma coisa  sem se importar com as consequências das  tartarugas marinhas se engasgarem com os plásticos das sacolas e copos  descartáveis. Opa !Quem diz obrigado são os catadores de lixo que catam latinhas para reforçar seu orçamento e coletam só o que lhes interessam e o que fica a natureza entristece. Feliz ano novo e não jogue lixo no chão .




Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.