VERGONHA NACIONAL SE REPETE : DEPOIS DO REVÉLLION TONELADAS DE LIXO NAS PRAIAS

Ainda temos muito que  nos educar com 3 R (Reciclar, Reduzir e Reutilizar ) falamos o ano todo da importância de reduzir o lixo, e chega o fim de ano  onde diversas praias  recebem milhares de pessoas para o Revéllion  assistirem a queima de fogos. Não bastasse o trânsito caótico a praia fica um lixo só, poucos levam de volta o lixo produzido e depositam ali mesmo na areia da praia, um verdadeiro flagrante da falta de educação e respeito ao meio ambiente.


Todos os anos se repetem ,  são  pilhas e mais pilhas de lixo espalhados pela orla, das garrafas de bebidas, descartáveis e sacos plásticos formam um tapete. Um catador de lixo disse que até camisinha usada foi achada. Em João Pessoa pelo menos diversas  toneladas de lixos  foram recolhidas, sem contar com o lixo que se acumula nas ruas ao entorno do evento. Porque não praticar um “R” de reduzir nas compras , por exemplo não comprar produtos não reciclados como o isopor , muitos quebrados em pequenas partículas se infiltram nas areias e depois pelo mar.

Passam anos e comemorações e nenhuma campanha educativa para disciplinar essa questão, que adianta os professores passar o ano todo nas escolas ensinado que lugar de Lixo é na lixeira, se muitos pais no final de ano jogam no chão. Tudo bem a Limpeza Urbana tem a obrigação de no outro dia limpar tudo , limpar tudo vírgula (,) quase tudo. Sem contar com o custo da operação limpeza onde são mobilizados  diversos Garis, agentes de limpeza e equipamentos que devirão estar nos bairros da cidade.

Se não bastasse, no outro dia ou muitos que emendam a noite vão tomar banho de mar e jogar mais lixo na areia de Copacabana, Iracema, Tambaú entre outras belas praias que no decorrer do ano se voltarem a praia irão fazer a mesma coisa  sem se importar com as consequências das  tartarugas marinhas se engasgarem com os plásticos das sacolas e copos  descartáveis. Opa !Quem diz obrigado são os catadores de lixo que catam latinhas para reforçar seu orçamento e coletam só o que lhes interessam e o que fica a natureza entristece. Feliz ano novo e não jogue lixo no chão .




Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.