GENTIL PALMEIRA ANUNCIA FINALIZAÇÃO DO PROJETO DA UPA DE CUITÉ

O secretário de saúde de Cuité, Gentil Palmeira anunciou nas redes sociais a finalização do projeto de execução da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - foto ilustrativa ao lado  dentro da Ação Preparatória . A reunião foi com a equipe técnica do Ministério de Saúde , será a primeira UPA no Curimataú paraibano com uma das melhores estruturas e atenderá uma demanda espontânea de urgência e emergência que vai desafogar a unidade Hospitalar municipal.

O município já tem recursos financeiros comprometidos com a saúde básica, o dinheiro com destino ao Hospital municipal, não dá praticamente para pagar a folha. Outra tarefa difícil para a gestão será obter mais recursos para manter a UPA, uma vez que os recursos do governo federal tem sido pouco para UPAs funcionarem pelo interior de alguns estados, a proposta destes municípios é que aumente os recursos de 50% para 70% em cidades que tem uma Unidade de Pronto Atendimento.

A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

 Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.  A UPA de Cuité é do  Tipo I:    Com 5 a 8 leitos de observação, capacidade de atender até 150 pacientes por dia com população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.