GENTIL PALMEIRA ANUNCIA FINALIZAÇÃO DO PROJETO DA UPA DE CUITÉ

O secretário de saúde de Cuité, Gentil Palmeira anunciou nas redes sociais a finalização do projeto de execução da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - foto ilustrativa ao lado  dentro da Ação Preparatória . A reunião foi com a equipe técnica do Ministério de Saúde , será a primeira UPA no Curimataú paraibano com uma das melhores estruturas e atenderá uma demanda espontânea de urgência e emergência que vai desafogar a unidade Hospitalar municipal.

O município já tem recursos financeiros comprometidos com a saúde básica, o dinheiro com destino ao Hospital municipal, não dá praticamente para pagar a folha. Outra tarefa difícil para a gestão será obter mais recursos para manter a UPA, uma vez que os recursos do governo federal tem sido pouco para UPAs funcionarem pelo interior de alguns estados, a proposta destes municípios é que aumente os recursos de 50% para 70% em cidades que tem uma Unidade de Pronto Atendimento.

A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

 Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.  A UPA de Cuité é do  Tipo I:    Com 5 a 8 leitos de observação, capacidade de atender até 150 pacientes por dia com população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.