UMA DAS PRIMEIRAS CESARIANAS EM CUITÉ FEITA POR DR.MEDEIROS


Um dos primeiros partos Cesáreo em Cuité foi realizado por Dr. Medeiros no hospital Nossa Senhora Das Mercês há pelo menos  40 anos atrás .  Na foto (preto e branco) ao lado do médico as auxiliares Pepita e Natália, um registro autentico da dedicação de Dr. Medeiros que ainda hoje exerce a medicina com primor e considerado um dos maiores nomes da medicina na Paraíba. 

Quem nasceu pela primeira vez através do parto Cesáreo, fica a pergunta? Porém é bom lembrar que o parto normal é o mais saudável. 

Hoje o hospital municipal, passou por reformas e ganhou um novo centro cirúrgico com melhores condições ,  dando a oportunidade de nascerem  novos cuiteenses, antes made em Cuité nascidos no regional de Picuí.

A carência de médicos ainda é uma problemática principalmente nas cidades interioranas , muitos ao se formarem vão se especializar nos grandes centros e por lá mesmo vão clinicar  . Isso deixou uma demanda desassistida  ,  por isso nasceu de forma um pouco traumática porém natural o programa “Mais Médico” .

 Dr. Medeiros nidificou suas raízes em Cuité, fazendo do hospital Nossa Senhora das Mercês uma extensão da sua casa. Ao pensar no melhor da coletividade a prefeita Euda Fabiana envidou esforços e não considerou cores partidárias e  recontratou  o médico Antonio Medeiros para hospital.   

Quem nasceu pela primeira vez através do parto Cesáreo, pelas mãos de Dr. Medeiros por questão de ética o Blog não tem autorização de mencionar, mas fica a pergunta: será que foi você meu caro internauta ? 

Entenda mais um pouco da história do parto cesariana :

Segundo pesquisas feitas pela bióloga Paula Loredo : O primeiro parto cesáreo que se tem notícia ocorreu em 1500, em uma pequena cidade suíça chamada Sigershaufen, e foi realizada por um homem chamado Jacob Nufer, em sua própria esposa. Jacob era um homem simples, habituado a castrar porcas, e vendo o sofrimento de sua esposa no momento do parto resolveu, auxiliado por mais duas parteiras, fazer ele mesmo o parto a partir de uma incisão no abdome da parturiente. Após a retirada do bebê, Jacob fechou o corte, assim como ele fazia com as porcas que castrava. A mãe se recuperou bem e o parto não causou nenhum problema ao bebê que teve desenvolvimento normal. Após esse fato, a esposa de Jacob deu à luz mais cinco bebês, todos eles de parto normal.

Somente no século XVIII é que esse tipo de parto tornou-se uma prática obstétrica, mas era feito somente em casos muito especiais, pois a incidência de morte materna era muito alta. Atualmente o parto cesáreo foi aprimorado, tornando-se mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê, sendo feito pelos médicos quando há algum risco de vida para mãe ou para a criança.



Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.