A SÍNDROME DO SEGUNDO LUGAR E A EFICIÊNCIA NOS MÉTODOS DOS INSTITUTOS DE PESQUISAS.

Em campanhas eleitorais, as famosas pesquisas de intenção de voto tem o objetivo de cair “na boca do povo”, tornando-se objeto de acaloradas discussões. E os que nelas aparecem como líderes, defendem que são o retrato fiel da realidade porque estão ganhando.

A pesquisa quer então não apenas revelar, mas criar e formar opiniões no processo eleitoral.

Outro fenômeno interessante na Paraíba, é que as as pesquisas eleitorais experimentam desde 2002 o que eu chamo no marketing eleitoral  de “Síndrome do Segundo Lugar”.

O que é típico desta “síndrome”, é que as pesquisas iniciais de pré-campanha que os institutos locais promoviam  e colocavam determinado candidato em segundo lugar, este candidato é que tem sido contemplado pelos eleitores paraibanos com os votos da vitória.

Será que a maioria das pesquisas divulgadas na mídia são encomendadas por grupos políticos como estratégia de marketing, também para o lançamento de suas candidaturas ou já como marketing de campanha?

Leia mais sobre isto no
http://www.pontodivista.com.br/2014/03/a-sindrome-do-segundo-lugar-e.html


Compartilhe no Google Plus

Quem é Eliseu Mariotti

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.