quinta-feira, 24 de abril de 2014

ABERTOS JOGOS INDÍGENAS DA PARAÍBA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), abriu oficialmente nesta quinta-feira (24), na aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, os Jogos Indígenas da Paraíba 2014. O evento contou com o desfile das 37 tribos participantes e ainda apresentação de grupos folclóricos que resgatam a cultura indígena potiguara, bem como a dança do toré. Um fato que chamou a atenção do público presente à solenidade foi o juramento do atleta feito na língua tupi guarani pelo cacique Júlio, da aldeia Forte, de Baía da Traição.




Os Jogos vão até domingo (27) e mais de 900 índios, entre homens e mulheres, se inscreveram para participar nas modalidades de: futebol, futsal, cabo de guerra, corrida do toro, canoagem, arco e flecha e arremesso de lança.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, que representou o governador Ricardo Coutinho, fez a abertura do evento e reafirmou o compromisso do Governo do Estado ao povo indígena. “Desde que assumiu em 2011, o governador Ricardo Coutinho sempre marcou presença na semana do índio e neste ano de 2014 anunciou investimentos de R$ 2 milhões para a pavimentação dos acessos a várias aldeias potiguaras”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.