CUITÉ UMA DAS MAIS ANTIGAS CIDADES DA PARAÍBA COMPLETA SEUS 246 ANOS

O município de Cuité celebra nesta quinta-feira (17) de Julho, 246 anos de História e orgulha os seus filhos e admiradores pela beleza e seu clima de serra que fica a uma altitude de pelo menos 667 m acima do nível do mar.    

O jovem cuiteense, Isaac Leite traduz o orgulho de nascer em Cuité iluminada por Nossa Senhora das Mercês. Esse amor incondicional sentimos desde nossos pais e avós assim como sinto as vibrações do meu pai que tanto amava Cuité. 

O primeiro edifício de Cuité é mais conhecido  por prédio do seu Quinino, hoje a cidade em expansão imobiliária conta com outras edificações e novos loteamentos. 

Cuité é mais conhecida como a capital do Curimataú paraibano, com pelo menos 20 mil hab. o município se tornou o centro do ensino da região, com o Campus UFCG e em breve uma Escola Técnica Estadual.  Terra do poeta Zé de Luzia, Tota Pessoa, Émyle Farias, Juquinha, Derivan entre outros os saudosos Osvaldo Venâncio (Firú) e o “mente brilhante” Dinamérico Soares. 

O espaço aéreo de Cuité, algumas vezes no ano é tomado por aviões da FAB onde usam o campo de aviação em ponto estratégico para treinamentos com a base área em Natal. O município aos poucos vai se adaptando aos avanços e novos restaurantes como Villa Cuité tem sido o novo point de encontro dos cuiteenses e visitantes, porém para receber melhor necessita de pousadas e hotéis não digo de luxo, mas aconchegantes para melhor conforto do cliente das tardes quentes e nas noites frias. Nos últimos anos tem sido realizado o Festival Universitário de Inverno promovidos  pelo  CES – Cuité. 

A cultura da cidade tem sido destaque na mídia estadual, com o resgate do maior espetáculo ao ar livre da Paixão de Cristo na Paraíba, peças teatrais e danças como quadrilhas juninas premiadas no estado da Paraíba e Rio Grande do Norte tem sido incentivado pela gestão municipal . 

Pelo clima e sua geografia atraente o projeto “Trilhas da Serra” deveria fazer parte do calendário turístico do estado.  De volta ao funcionamento o Teatro Dona Chicotá , e ainda para contar a História existe o  “Museu do  Homem do Curimataú”  onde funcionava o antigo Cuité Clube construído na década de cinqüenta, mesmo assim acervos culturais e casarões precisam ser melhor preservados. 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.