CUITÉ UMA DAS MAIS ANTIGAS CIDADES DA PARAÍBA COMPLETA SEUS 246 ANOS

O município de Cuité celebra nesta quinta-feira (17) de Julho, 246 anos de História e orgulha os seus filhos e admiradores pela beleza e seu clima de serra que fica a uma altitude de pelo menos 667 m acima do nível do mar.    

O jovem cuiteense, Isaac Leite traduz o orgulho de nascer em Cuité iluminada por Nossa Senhora das Mercês. Esse amor incondicional sentimos desde nossos pais e avós assim como sinto as vibrações do meu pai que tanto amava Cuité. 

O primeiro edifício de Cuité é mais conhecido  por prédio do seu Quinino, hoje a cidade em expansão imobiliária conta com outras edificações e novos loteamentos. 

Cuité é mais conhecida como a capital do Curimataú paraibano, com pelo menos 20 mil hab. o município se tornou o centro do ensino da região, com o Campus UFCG e em breve uma Escola Técnica Estadual.  Terra do poeta Zé de Luzia, Tota Pessoa, Émyle Farias, Juquinha, Derivan entre outros os saudosos Osvaldo Venâncio (Firú) e o “mente brilhante” Dinamérico Soares. 

O espaço aéreo de Cuité, algumas vezes no ano é tomado por aviões da FAB onde usam o campo de aviação em ponto estratégico para treinamentos com a base área em Natal. O município aos poucos vai se adaptando aos avanços e novos restaurantes como Villa Cuité tem sido o novo point de encontro dos cuiteenses e visitantes, porém para receber melhor necessita de pousadas e hotéis não digo de luxo, mas aconchegantes para melhor conforto do cliente das tardes quentes e nas noites frias. Nos últimos anos tem sido realizado o Festival Universitário de Inverno promovidos  pelo  CES – Cuité. 

A cultura da cidade tem sido destaque na mídia estadual, com o resgate do maior espetáculo ao ar livre da Paixão de Cristo na Paraíba, peças teatrais e danças como quadrilhas juninas premiadas no estado da Paraíba e Rio Grande do Norte tem sido incentivado pela gestão municipal . 

Pelo clima e sua geografia atraente o projeto “Trilhas da Serra” deveria fazer parte do calendário turístico do estado.  De volta ao funcionamento o Teatro Dona Chicotá , e ainda para contar a História existe o  “Museu do  Homem do Curimataú”  onde funcionava o antigo Cuité Clube construído na década de cinqüenta, mesmo assim acervos culturais e casarões precisam ser melhor preservados. 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.