DOCUMENTO DA FUNDAÇÃO DE CUITÉ E O TOMBAMENTO DO MUSEU DO HOMEM DO CURIMATAÚ

Um documento raríssimo que pode acrescentar a história de Cuité foi encontrado por Jônatas Rodrigues Pereira, um livro sobre a história do Seridó Potiguar e Paraibano na Biblioteca de Acari - RN. Segundo Jônatas trata-se de um documento da “Escritura do Patrimônio de Nossa Senhora das Mercês” lavrado em 17 de Julho de 1768.

O documento foi subscrito pelo patriarca Caetano Dantas de Correia, Luiz Pereira Bulcão assina a rôgo de Dona Josefa de Araújo Pereira, esposa de Caetano Dantas.  “Este documento escontra-se atualmente no cartório de Pombal - PB” disse Jonâtas.

O que retrata que nossa Cuité tem que voltar ao tempo e contar toda sua história, hoje ainda “obscuras” segundo alguns historiadores que preferem ficar no anonimato. Efetivamente não se pode mais deixar prédios históricos ser demolidos na calada da noite, pasmem senhores pela idade que tem nossa Cuité , acredito que  não exista nenhum “Prédio Tombado”. 

A matéria abordada no meu Blog “Museu de Cuité Transformado em Salão de Festas” não foi direcionada a ninguém da direção, apenas pontuei a necessidade de preservar o acervo em detrimento as movimentações das peças pelo que consta algumas a título de empréstimo, bem como o cuidado com o piso que foi feito há décadas. Ao passo que parabenizo todos aqueles que fizeram com que o antigo Cuité Clube hoje  Museu do Homem do Curimataú , fosse doado a universidade e conseguiram verba para reforma conservando sua estrutura física, bem como mencionar o belo trabalho do senhor Israel Araújo a frente do museu, apenas ratifico sou contra festa dançantes naquele ambiente. 

Fazer algo pela cultura de Cuité, não precisa necessariamente morar em Cuité podemos contribuir na medida do possível , assim como o Jônatas nos trazendo mais um registro da “Fundação de Cuité ".

Serei mais um incentivador para que o Prédio do antigo “Cuité Clube” seja tombado, conversações já estão encaminhadas junto à direção do Patrimônio Histórico(IPHEP), para tanto esperamos contar com a Câmara dos Vereadores e a direção do CES Cuité. Mesmo assim qualquer cidadão pode pedir o tombamento de um prédio , desde que fundamentada as razões.  

Para que não se possa passar em branco e dirimir algumas dúvidas , na cultura nosso Blog foi um dos apoiadores da quadrilha “Paixão Junina de Cuité” que foi bastante divulgada na capital quando se classificou entre as oito melhores da Paraíba, apesar de ser um Blog voltado mais para o mundo da “política” se tem divulgado os principais acontecimentos da Cultura Cuiteense como a  "Paixão de Cristo” e “Festival de Inverno” que este ano promete ser um dos melhores e contará com a presença de Chico Cesar  , quiçá com mais apoios para se evitar que outro cantor como o Ton Oliveira não suba no palco.  


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.