AGORA VAI : BARRAGEM DO JAPI A MAIOR OBRA HÍDRICA DO CURIMATAÚ AGORA SE TORNA REALIDADE EM CUITÉ

Para dá continuidade a obra hídrica, esperada há mais de 50 anos em Cuité região do curimataú paraibano, na tarde desta quinta-feira (21) chegaram as carretas transportando as tubulações para Barragem e Sistema Adutor Boqueirão do Japi, que vai garantir água tratada e de qualidade onde abastecerá Cuité, Nova Floresta e zona rural da região.

Também conhecida no papel por Barragem do Retiro a obra finalmente saiu do papel e já é uma realidade, in loco as máquinas trabalham a todo vapor. Orçada em 48 milhões a obra vai beneficiar pelo menos 45 mil pessoas.

Ainda para a região o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciências e Tecnologia que também acumula a pasta da Suplan, João Azevedo acrescentou que já se encontra em elaboração do anteprojeto do Sistema Adutor da Borborema, que beneficiará outra para da região do Curimataú e Seridó paraibano e para a continuação do Programa de Recuperação de Barragens, no valor de R$ 7,7 milhões. O programa vai recuperar 27 barragens, sendo três delas no Curimataú (Várzea Grande e Caraibeiras, em Picuí, e Poleiros, em Barra de Santa Rosa). No dia da assinatura da Ordem de Serviço o governador , disse em alto é bom som , se as obras da Barragem do Japi não fosse iniciadas ainda neste governo , ninguém votasse nele.

A barragem e a adutora do Retiro (Japi) eram um projeto antigo do INCRA e o Governo conseguiu incluir no PAC Estiagem do Governo Federal onde tem a contrapartida do Estado. Ele adiantou que as obras da barragem e os 18 km de adutoras serão construídos paralelamente para que possa ser realizado com mais agilidade e atingir as cidades contempladas. “Essa vai ser a maior barragem da região e será essencial para o desenvolvimento e a qualidade de vida”.

O secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo, disse que a barragem tem uma dupla função de irrigação e alimento animal e também abastecimento das populações de Cuité e Nova Floresta. “A partir da barragem, será feita uma adutora de 18 km até a barragem de Boqueirão do Cais, onde existe um sistema que bombeia água para os dois municípios. Com essa interligação dos dois sistemas, a água chegará com mais abundância para atender a toda a população de Cuité e Nova Floresta.





Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Parabéns Ricardo Coutinho, você sabe trabalhar mesmo. Poderia estar inaugurando o açude do Japi hoje, mas resolveu deixar pra iniciar as obras às vésperas da eleição! Parece-me que está imitando aquele candidato Cassio tatu. Nada mais é do que uma compra de votos.

    ResponderExcluir
  2. Há pessoa que não merece resposta.Infeliz com a vida.FUUUUI

    ResponderExcluir
  3. Ha pessoas que não merecem respostas. São infelizes, mal amadas,mente desnutridas, kkkkk FUUUIIII

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta publicação.