ADESÕES PARA CÁSSIO FAZ EFEITO CONTRÁRIO E RICARDO CRESCE NA PESQUISA

Pela avalanche de adesões anunciadas para o candidato Cássio Cunha Lima, algo está errado com a pesquisa IBOPE que não tem um histórico confiável na Paraíba. Nela Cássio aparece com 47% das intenções de votos e o governador Ricardo Coutinho 33% considerando as pesquisas anteriores neste pleito o IBOPE apresenta que Ricardo aumentou 8% pontos percentuais e Cássio caiu 1%.
De olho no desconfiômetro das pesquisas , 06(seis) já foram colocadas em suspeita pelo Tribunal Regional Eleitoral o que  podemos avaliar um estacionamento do primeiro lugar e um crescimento do segundo colocado se as pesquisas desta vez (?) falar a verdade , haverá  segundo turno na Paraíba.

Nas variáveis a pesquisa do IBOPE curiosamente revela um índice de rejeição do governador 33% empate com o número de intenções de votos , por este parâmetro quem é o maior adversário de Ricardo não é Cássio e sim a " Rejeição" . O número de indecisos de apenas 6% retrata apenas o universo dos entrevistados de 812 eleitores, contudo não revela o universo maior de eleitores que ainda não se manifestaram nas ruas e o que presenciamos são apenas militantes ou agentes políticos empolgados . Pelo descrédito na classe política o povo está em “of” no aguardo para se livrar da obrigatoriedade de votar o que também faz não acreditar no IBOPE onde revela apenas 6% entre brancos e nulos.    

O que surpreende é o candidato Vital do Rego, que ainda não foi do executivo e tem mandado bem no Guia Eleitoral  amargar uma rejeição de 22%%, empate técnico com Cássio que tem 23%.  São perfeitamente aceitáveis as dúvidas sobre as lisuras das pesquisas, porque elas têm um passado “negro” na Paraíba o que não faz o eleitor acreditar 100% nelas.

De certa forma a pesquisa publicada serve para balizar  o candidato se está no rumo certo ou errado na campanha, ele não vai se deixar enganar . Por outro lado muita das vezes quando os números falam mais altos corre o risco do eleitor avaliar e refletir em duas direções, optar por aquele que está à frente ou  para aquele que pode chegar e virar o jogo, outro grande erro é o “já ganhou”  e se acomodar , quando se vê apostas no primeiro turno sem que olhe de forma cabal  os números da avaliação da gestão governamental.  
  

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. No comício realizado no último final de semana, em Alagoa Grande, o governador Ricardo falou que sempre perdeu nas pesquisas eleitorais, mas sempre venceu as eleições que disputou. Ele recebeu proposta para ser feita uma pesquisa comprada, mas ele rejeitou, porque a verdadeira pesquisa é feita nas urnas. http://rafaelrag.blogspot.com.br/2014/09/ricardo-participou-de-comicio-em-alagoa.html

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta publicação.