EM 2014 JÁ FORAM APREENDIDAS 525 KG DE DROGAS NA PARAÍBA

A ação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de João Pessoa, apreendeu 50 quilos de maconha na madrugada desta quinta (11), em Bayeux. Em coletiva, o delegado titular, Allan Terruel destacou os números de apreensões no estado e garantiu que esse tipo de droga não é produzida no Estado.



“A Paraíba não produz essa droga, encontramos sim, mas ela normalmente vem do exterior, preparada. A maconha prensada tem um elevado índice de THC que é a substância alucinógena, ela é mais valorizada no mercado traficante. Eles investem mais dinheiro, mas conseguem vender com mais facilidade”, explica.


Dois homens foram presos com a droga, um de 45 anos e outro de 31. De acordo com Terruel, o mais velho, conhecido como Coroa seria uma espécie de ‘gerente’. “É possível que tenha outro traficante hierarquicamente maior que ele, que seja dono das drogas. Acreditamos que ele esteja na rua e dificilmente o Coroa vai nos informar. No momento do flagrante, não tem como negar, está com a droga na mão, mas depois eles começam a exercer o direito constitucional de não prestar nenhuma declaração ou esclarecimento, e inclusive negar o fato”, conta.


A investigação foi feita in loco, pois de acordo com o delegado ‘esse tipo de traficante’ já está nesse ‘circuito’ há bastante tempo e tem pouca necessidade de se comunicar, o chamado ‘dar bandeira’ para a Polícia. Por isso, a Polícia Civil vem desenvolvendo essa função. “É um trabalho que reclama mais a presença de investigadores, nos bares com viaturas descaracterizadas, buscando contato, levantando informações. Eles não usam telefone, não ficam se encontrando e levando malas com drogas”, revela.


A operação foi deflagrada na madrugada, mas de acordo com o delegado começou em agosto quando os indivíduos foram referenciados pelos informantes e os investigadores passaram a identificar. “Ontem durante todo o dia, o trabalho foi desenvolvido e a abordagem policial foi feita na madrugada. Já temos equipes desenvolvendo outras operações com possibilidade de mais apreensões”, revela.


Terruel ainda destacou que só em 2014 a DER apreendeu 525 kg de drogas, sem contar as outras unidades de polícia nem delegacias distritais e do interior. “O resultado positivo é fruto da continuidade do trabalho iniciado em 2011. Começa no nível traficante e tem oportunidade de aprofundar, buscar personagens desconhecidos e chegar a estruturas criminosas que nunca seriam alcançadas se não pudéssemos contar com a continuidade dos trabalhos. Temos equipes que estão em constante evolução da sua capacidade profissional”, afirma.


O delegado ainda destacou o curso que os agentes participaram no Ministério da Justiça em Brasília com profissionais do DEA (Drug Enforcement Administration), que é o departamento de combate as drogas amerciano. Para ele, isso resulta no aperfeiçoamento da capacidade profissional.


A Polícia Civil, por meio de uma ação realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Capital, apreendeu 50 quilos de maconha. O entorpecente estava embrulhado em pacotes e foi encontrado na cidade de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, com dois homens que foram presos em flagrante.


Com Tony Show
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.