IBOPE : CÁSSIO LIDERA "REJEIÇÃO"

Analisando os números da última pesquisa Ibope na Paraíba, onde aponta pela primeira vez o candidato a reeleição, Ricardo Coutinho (PSB) à frente com 53% e Cássio Cunha Lima (PSDB)  com 47 % dos votos válidos, tendo como líder da rejeição Cássio Cunha Lima com 43 % contra 38% de Ricardo, deduzimos que a aprovação do governo começou a refletir nas intenções de votos e o maior adversário de um candidato numa reta final de campanha é o fator “rejeição”. 

 Considerando o acerto do Ibope no primeiro turno com empate técnico, revela que de forma espetacular Ricardo Coutinho virou o jogo na Paraíba. Tirando um extrato das adesões deu a lógica na pesquisa do Ibope. Nos dois aspectos das adesões do PMDB e perspectiva de vitória no segundo turno, poderá ampliar votos onde venceu já no primeiro turno e reverter ou no mínimo diminuir a votação do adversário nos municípios, outro aspecto que se deve levar em consideração são as votações nos maiores colégios eleitorais, entre os 10 colégios  RC venceu em 7 e Cássio venceu em três deles essa votação no segundo turno também irá influir no pleito. 

O vira- virou aconteceu nas pesquisas e caiu como balde de água fria no tucanato paraibano, resta menos de 10 dias para o paraibano voltar às urnas, até lá deve sair outra pesquisa Ibope, 6 sigma e Ipespe, sendo as duas primeiras com mais credibilidade por terem acertado em cheio no primeiro turno.

Numa disputa acirrada, resultado de pesquisa é como se fosse uma vitória do seu time no campeonato brasileiro e isso aconteceu em várias cidades. Em Cuité bastou sair a pesquisa do Ibope para as ruas serem tomadas por correligionários do candidato que passou à frente nas pesquisas. O Ibope é como se fosse a "pesquisa oficial" a mais esperada e divulgada em rede nacional , diferente de 2010 onde o Ibope errou feio na Paraíba , nestas eleições tenha terceirizado a equipe de campo com isenção. 

Não tem nada ganho, o grito do já ganhou não deve ser ecoado bem antes das pesquisas e a verdade das urnas o que conta mesmo é o empenho de cada um e cada uma simpatizante ou militância do candidato. De certo o resultado de qualquer pesquisa, empolga uns e entristece outros o que é fato pode levar o indeciso para o time que estar ganhando.   

Somente fatos relevantes de ordem administrativa podem causar estrago na campanha do governador, nesta reta final se houver o empenho de Cícero Lucena em favor de Cássio, dificilmente muda o cenário e o que esse esperava da onda azul no busto de Tamandaré na noite da sexta-feira(17) foi apenas um comício com bom público mas sem onda para surfar. 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.