MÉDICA E SEXÓLOGA PARAIBANA , WANICLEIDE LEITE VAI RECEBER TROFÉU MARIA DA PENHA

A médica e sexóloga  paraibana , Wanicleide Leite vai receber o Troféu Maria da Penha 2014 em mais uma edição, o evento é organizado pela colunista social Messina Palmeira que seleciona as mulheres paraibanas .  Sensibilizada com as agressões sofridas pela mulher a colunista social Messina Palmeira criou, no ano de 2008 ,dois anos após a criação da Lei 11.340, o Troféu Maria da Penha, que objetiva homenagear mulheres que se destacam em ações em favor da mulher. A premiação que foi instituída na Paraíba foi autorizada por Maria da Penha .

O evento será realizado no dia 16 de Outubro , às 17h30 no Marriage Recepções e este ano o troféu Maria da Penha será representado por bonecas artesanais do Equador e da África.

Origem da Lei Maria da Penha


No ano de 1983 a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes,  sofreu, por parte de seu marido, a primeira tentativa de assassinato, quando levou um tiro nas costas enquanto dormia.
Viveros simulou um assalto alegando que a casa havia sido invadida por assaltantes. Deste trágico episódio Maria da Penha saiu paraplégica. Mese depois, e já em casa e ainda em dúvida quanto a origem dos tiros, Maria da Penha sofreu outra tentativa de assassinato. Desta vez o seu agressor tentou eletrocuta-la no banheiro.

Depois de longos períodos de denúncias, investigações e julgamentos, no ano de 1996 o seu ex-marido foi julgado e condenado há 10 anos de reclusão.  A época Viveros conseguiu recorrer e não foi preso. Insatisfeita com o lento andamento do processo no Brasil Maria da Penha, auxiliada por Ongs, conseguiu enviar o caso a Organização dos Estados Americanos (OEA), que acatou a denúncia e condenou o Brasil por negligência e omissão em relação à violência doméstica. A OEA recomendou ao Brasil, no caso ao presidente Lula, que criasse uma lei para este tipo de crime. 
No ano de 2002 o agressor Marco Antonio Herredia Viveros foi preso, para cumprir apenas dois anos de prisão.

Somente no ano de 2006 o presidente Luis Inácio Lula da Silva sanciona   a lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha.







Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.