MÉDICA E SEXÓLOGA PARAIBANA , WANICLEIDE LEITE VAI RECEBER TROFÉU MARIA DA PENHA

A médica e sexóloga  paraibana , Wanicleide Leite vai receber o Troféu Maria da Penha 2014 em mais uma edição, o evento é organizado pela colunista social Messina Palmeira que seleciona as mulheres paraibanas .  Sensibilizada com as agressões sofridas pela mulher a colunista social Messina Palmeira criou, no ano de 2008 ,dois anos após a criação da Lei 11.340, o Troféu Maria da Penha, que objetiva homenagear mulheres que se destacam em ações em favor da mulher. A premiação que foi instituída na Paraíba foi autorizada por Maria da Penha .

O evento será realizado no dia 16 de Outubro , às 17h30 no Marriage Recepções e este ano o troféu Maria da Penha será representado por bonecas artesanais do Equador e da África.

Origem da Lei Maria da Penha


No ano de 1983 a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes,  sofreu, por parte de seu marido, a primeira tentativa de assassinato, quando levou um tiro nas costas enquanto dormia.
Viveros simulou um assalto alegando que a casa havia sido invadida por assaltantes. Deste trágico episódio Maria da Penha saiu paraplégica. Mese depois, e já em casa e ainda em dúvida quanto a origem dos tiros, Maria da Penha sofreu outra tentativa de assassinato. Desta vez o seu agressor tentou eletrocuta-la no banheiro.

Depois de longos períodos de denúncias, investigações e julgamentos, no ano de 1996 o seu ex-marido foi julgado e condenado há 10 anos de reclusão.  A época Viveros conseguiu recorrer e não foi preso. Insatisfeita com o lento andamento do processo no Brasil Maria da Penha, auxiliada por Ongs, conseguiu enviar o caso a Organização dos Estados Americanos (OEA), que acatou a denúncia e condenou o Brasil por negligência e omissão em relação à violência doméstica. A OEA recomendou ao Brasil, no caso ao presidente Lula, que criasse uma lei para este tipo de crime. 
No ano de 2002 o agressor Marco Antonio Herredia Viveros foi preso, para cumprir apenas dois anos de prisão.

Somente no ano de 2006 o presidente Luis Inácio Lula da Silva sanciona   a lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha.







Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.