EM JOÃO PESSOA : ATIVISTAS PROMOVERAM ATO PÚBLICO EM DEFESA DA BARREIRA CABO BRANCO

Ativistas de  João Pessoa , promoveram na manhã deste sábado (10)  uma caminhada na orla do Cabo Branco , pedindo políticas públicas de conservação da Barreira  (Falésia) um dos principais cartões postais da capital .Urge intervenções simples  como  drenagem pluvial , que hoje é superficial causando mais ainda a erosão. 



Manifestantes seguiram da rotatória da praia do Cabo Branco até o Farol, com uma parada na estátua de Iemanjá e outra no Mirante.

A ideia era fazer a caminhada na faixa de areia , que não foi possível devido a maré alta.  O grupo "Amigos da Barreira" deixou bem claro que não há relação politica partidária na manifestação. 



Este signatário Blogueiro " Dema Macedo" participou no ano de 2014 de  um encontro do Comitê Gestor da Orla Marítima na Prefeitura de João Pessoa  e lá foi apresentado um projeto de reurbanização do Farol Cabo Branco  , no entanto nenhum projeto de contenção da erosão da barreira foi apresentado .  Minha opinião foi contrária , porém não acatada pelo comitê  pois alegaram que meu nome ainda não tinha sido aprovado pela comissão , e claro que não foi pois naquele instante eu seria "mais um" contra aquilo que querem empurrar de goela abaixo , após minha fala o então secretário de planejamento Rômulo Polari  como presidente do Comitê .  impediu que eu fizesse as intervenções na assembleia.

Segundo os especialistas com o  avanço natural do  mar e ausência  de políticas de preservação têm feito com que a barreira venha sofrendo um recuo acima de dois metros por ano.


O Comitê Gestor da Orla Maritima envolve em quantidade igual (paritária) representantes da Prefeitura de João Pessoa e da sociedade organizada. Meu nome foi indicado por um dos membros da sociedade civil organizada para ocupar uma vaga ainda existente , porém estou até hoje aguardando o convite que dificilmente chegará , por não ser lagartixa para apenas balançar a cabeça. 




A composição do comitê é pré-requisito para que a iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Secretaria Nacional do Patrimônio da União seja executada em João Pessoa. Várias pessoas desejavam participar do "ato"na manhã deste sábado , mas pelo compromisso do trabalho do sábado pela manhã ficaram na torcida que outras manifestações aconteçam. 





Fotos : Facebook 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.