EM JOÃO PESSOA : ATIVISTAS PROMOVERAM ATO PÚBLICO EM DEFESA DA BARREIRA CABO BRANCO

Ativistas de  João Pessoa , promoveram na manhã deste sábado (10)  uma caminhada na orla do Cabo Branco , pedindo políticas públicas de conservação da Barreira  (Falésia) um dos principais cartões postais da capital .Urge intervenções simples  como  drenagem pluvial , que hoje é superficial causando mais ainda a erosão. 



Manifestantes seguiram da rotatória da praia do Cabo Branco até o Farol, com uma parada na estátua de Iemanjá e outra no Mirante.

A ideia era fazer a caminhada na faixa de areia , que não foi possível devido a maré alta.  O grupo "Amigos da Barreira" deixou bem claro que não há relação politica partidária na manifestação. 



Este signatário Blogueiro " Dema Macedo" participou no ano de 2014 de  um encontro do Comitê Gestor da Orla Marítima na Prefeitura de João Pessoa  e lá foi apresentado um projeto de reurbanização do Farol Cabo Branco  , no entanto nenhum projeto de contenção da erosão da barreira foi apresentado .  Minha opinião foi contrária , porém não acatada pelo comitê  pois alegaram que meu nome ainda não tinha sido aprovado pela comissão , e claro que não foi pois naquele instante eu seria "mais um" contra aquilo que querem empurrar de goela abaixo , após minha fala o então secretário de planejamento Rômulo Polari  como presidente do Comitê .  impediu que eu fizesse as intervenções na assembleia.

Segundo os especialistas com o  avanço natural do  mar e ausência  de políticas de preservação têm feito com que a barreira venha sofrendo um recuo acima de dois metros por ano.


O Comitê Gestor da Orla Maritima envolve em quantidade igual (paritária) representantes da Prefeitura de João Pessoa e da sociedade organizada. Meu nome foi indicado por um dos membros da sociedade civil organizada para ocupar uma vaga ainda existente , porém estou até hoje aguardando o convite que dificilmente chegará , por não ser lagartixa para apenas balançar a cabeça. 




A composição do comitê é pré-requisito para que a iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Secretaria Nacional do Patrimônio da União seja executada em João Pessoa. Várias pessoas desejavam participar do "ato"na manhã deste sábado , mas pelo compromisso do trabalho do sábado pela manhã ficaram na torcida que outras manifestações aconteçam. 





Fotos : Facebook 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.