RAFAELA A MAIS NOVA "GUERREIRA" NA POLÍTICA EM CUITÉ

A mais nova “guerreira” na política paraibana é do município de Cuité, Vereadora Isis Rafaela (PSD) no seu primeiro mandato de vereadora surpreende no cenário político da região exatamente na oposição a outra mulher, Euda Fabiana (PMDB) prefeita de Cuité. A vereadora além da beleza que lhe é peculiar , também é destemida e corajosa tem dado dor de cabeça na gestão municipal em Cuité , a jovem  diz fazer uma "Oposição Responsável". 

O curioso é que a jovem, vereadora Isis Rafaela chegou primeiro na política do que seu pai deputado estadual, Charles Camarense. 

O espaço da mulher na política em especial na região do Curimataú Paraibano tem destaque nas duas maiores cidades da região, em Picuí Ednalva Dantas preside com maestria a câmara e do outro lado a vereadora Jozelma Dantas faz oposição ferrenha ao deputado estadual, Buba Germano e ao prefeito de Picuí, Acácio. 

A presença da mulher na vida pública é uma conquista a cada pleito, não há estudos que comprovem, mas alguns historiadores políticos afirmam que a primeira prefeita de Cuité Neusa Bezerra Santos eleita no voto em 1968, também foi a primeira prefeita mulher da Paraíba há relatos que Neusa Bezerra sofreu perseguição. 

Ainda na câmara municipal de Cuité o plenário leva o nome da ex-vereadora e parteira Maria JOSE DE SOUTO (Maria de Eliseu) madrinha de muitos na cidade ao lado da ex-vereadora Dona Nilda esposa do ex-prefeito e deputado estadual Dr. Medeiros.  Mas é na política, ainda temos um espaço fechado entre os homens? Não, isso vem mudando, e a participação política das mulheres é prova disso, seja como eleitoras (desde a década de 1930), seja como candidatas a cargos públicos, mas tal mudança ocorre a passos lentos e de forma tímida, ainda há muito preconceito, exclusão mesmo sendo o país  presidido por uma mulher (Dilma). 

Sendo as mulheres maioria entre os eleitorados no Brasil pouco mais de 51,7% do total (segundo o governo federal), certamente este é um aspecto explorado pelos candidatos (ou candidatas) na tentativa de arregimentar esse voto feminino. Mais do que isso, é um indício de que há a necessidade de atenção para essa parcela considerável da população, ainda mais em se tratando de uma sociedade que busca se consolidar enquanto democracia.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.