RAFAELA A MAIS NOVA "GUERREIRA" NA POLÍTICA EM CUITÉ

A mais nova “guerreira” na política paraibana é do município de Cuité, Vereadora Isis Rafaela (PSD) no seu primeiro mandato de vereadora surpreende no cenário político da região exatamente na oposição a outra mulher, Euda Fabiana (PMDB) prefeita de Cuité. A vereadora além da beleza que lhe é peculiar , também é destemida e corajosa tem dado dor de cabeça na gestão municipal em Cuité , a jovem  diz fazer uma "Oposição Responsável". 

O curioso é que a jovem, vereadora Isis Rafaela chegou primeiro na política do que seu pai deputado estadual, Charles Camarense. 

O espaço da mulher na política em especial na região do Curimataú Paraibano tem destaque nas duas maiores cidades da região, em Picuí Ednalva Dantas preside com maestria a câmara e do outro lado a vereadora Jozelma Dantas faz oposição ferrenha ao deputado estadual, Buba Germano e ao prefeito de Picuí, Acácio. 

A presença da mulher na vida pública é uma conquista a cada pleito, não há estudos que comprovem, mas alguns historiadores políticos afirmam que a primeira prefeita de Cuité Neusa Bezerra Santos eleita no voto em 1968, também foi a primeira prefeita mulher da Paraíba há relatos que Neusa Bezerra sofreu perseguição. 

Ainda na câmara municipal de Cuité o plenário leva o nome da ex-vereadora e parteira Maria JOSE DE SOUTO (Maria de Eliseu) madrinha de muitos na cidade ao lado da ex-vereadora Dona Nilda esposa do ex-prefeito e deputado estadual Dr. Medeiros.  Mas é na política, ainda temos um espaço fechado entre os homens? Não, isso vem mudando, e a participação política das mulheres é prova disso, seja como eleitoras (desde a década de 1930), seja como candidatas a cargos públicos, mas tal mudança ocorre a passos lentos e de forma tímida, ainda há muito preconceito, exclusão mesmo sendo o país  presidido por uma mulher (Dilma). 

Sendo as mulheres maioria entre os eleitorados no Brasil pouco mais de 51,7% do total (segundo o governo federal), certamente este é um aspecto explorado pelos candidatos (ou candidatas) na tentativa de arregimentar esse voto feminino. Mais do que isso, é um indício de que há a necessidade de atenção para essa parcela considerável da população, ainda mais em se tratando de uma sociedade que busca se consolidar enquanto democracia.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.