121 MILHÕES - PICUÍ E CUITÉ LIDERAM DÉFICIT COM PREVIDÊNCIA NO CURIMATAÚ

As duas maiores cidades do Curimataú e Seridó Paraibano juntas devem mais de 121 milhões a Previdência ( Picuí 67.043.765,55 e Cuité 54.390.100,16) os dados foram anunciados pelo Conselheiro do TCE-PB , Fernando Catão.


“ A situação dos regimes de previdência nos municípios é preocupante e reflete uma situação agravante. Observou que estão tramitando na Corte 380 processos referentes aos institutos de previdência, destes, 37 são referentes à década passada e 343 relativos ao período de 2010 e 2015.”  disse o Conselheiro. 

Ele revelou ao  Portal Mais PB que em muitos dos casos, os municípios negociam com a Previdência Social parcelamentos e deixam de cumprir as obrigações, deixando os encargos para a gestão seguinte. 

No caso de Picuí nas últimas décadas teve mais de um grupo político na gestão , já no caso de Cuité não resta  outra alternativa em debitar esse aspecto negativo  ao grupo Venâncio que se perpetua no poder por mais de duas décadas.

Os dados são preocupantes , como ficarão os servidores municipais com um rombo desses nas previdências dos seus municípios , que herança maldita uma má gestão pode deixar não só para o próximo gestor , mas principalmente para os funcionários que irão precisar lá na frente.


Das 71 prefeituras municipais do Estado, que aderiram aos regimes de previdência próprios, apenas 14 têm certificados de regularidade sem restrições. 24 foram emitidos por decisão judicial e outras 33 estão em funcionamento sem a certificação regular, segundo dados do Ministério da Previdência. 

No levantamento feito pelo TCE, segundo o conselheiro, João Pessoa e Campina Grande apresentam os maiores déficits atuariais. A Capital deixou de recolher, até hoje, o montante de R$ 6,2 bilhões, enquanto que Campina Grande deve R$ 769.789.385,69.

O corregedor revelou também que o Governo do Estado também criou seu regime de previdência em 2013, no entanto, os repasses não estão acontecendo, conforme revelam os números do Ministério da Previdência.





Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.