DEPUTADO DIZ QUE PREFEITA DE CUITÉ CRIA DIFICULDADES PARA ÁGUA CHEGAR AS TONEIRAS

No dia que foi divulgado os Vinte e Três Municípios e 10 distritos paraibanos sem águas nas torneiras, devido os mananciais chegar a 0% do volume hídrico entre outros 39 mananciais em situação critica com 5% do seu volume total a exemplo do Boqueirão do Cais em Cuité, a prefeita Euda Fabiana cria entraves com a CAGEPA e até agora não autorizou o uso de um Transformador da Prefeitura na Caboatã para levar água as torneias da cidade.

O assunto repercutiu na manhã desta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Charles Camaraense lamentou as dificuldades que a CAGEPA vem tendo com a gestão municipal.

“  Há  mais de um  ano população não tem água nas torneiras em Cuité e  a prefeita cria obstáculos para que os poços não cumpram sua função de amenizar a falta d água e chegar  até a população,  a prefeita se apega as picuinhas políticas e não autorizou ainda  o uso de um transformador  existente no sistema da Caboatã  “ disse o deputado Charles.

O deputado Buba Germano disse que foi muito oportuno a presença de um filho de Cuité como deputado naquela casa legislativa, para depois não querer botar a questão Cuité contra Picuí, onde na verdade o Governador perfurou cinco poços e uma simples autorização para ligar um transformador para chegar às torneiras a prefeita coloca condicionantes.

“Na frente parlamentar da água, no município de São Bento foram discutidas o problema da falta d água para animais, a gravidade em Cuité é tão grande que estamos discutindo água para consumo humano e quando temos um paliativo a prefeita tenta inviabilizar ”.  Finalizou o deputado Charles.

Na época do início das perfurações dos poços em 2014 antes e durante período eleitoral foi criado uma celeuma sobre onde seria a perfuração dos poços pela CAGEPA/CDRM  , a prefeita dizia que o sistema da tubulação da Caboatã era antiga e precisava ser melhorada  para para abastecer a cidade, assim o governador fez um novo sistema de tubulação até a cidade. Neste mesmo período a prefeita conseguiu por outros meios a perfuração de alguns poços na zona urbana , porém alguns já esvaziados. 

Para provar as afirmações acima, no laudo técnico do Engenheiro Eletricista da CAGEPA com sede em Campina Grande, pasmem senhores sobre a possibilidade de agilizar o processo, para efeito de TESTES, a prefeita não permitiu a ligação do poço através do gerador que a CAGEPA iria  trazer.

Segundo o deputado Charles a CAGEPA garante assumir o custo mensal com consumo de energia do transformador bem como material para o dessalinizador. Gestos anti republicanos como estes não são bem vistos pela população, e quem ganha com isso é o comércio de venda d água algumas sem certificado de qualidade, e a população pagando por um abastecimento de carro pipa na média de 70 a 130 reais.

O que está faltando para a população ir pras ruas e cobrar seu direito #aguanastorneias e dizer que não tem nada haver com as diferenças políticas entre os governantes.



Foto internet ilustrativa de protesto 
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.