OD - REGIÃO DE CUITÉ ELEGE SAÚDE COMO PRIORIDADE

Com recorde de público em participação de pelo menos 2.mil pessoas – a 4ª Região Geo Orçamentária, sediada no município de Cuité , na  sexta-feira (15), durante a audiência pública do Orçamento Democrático, a saúde ( 340) como prioridade para direcionar os investimentos do governo para o próximo ano na região.


As outras duas prioridades eleitas foram  educação  ( 290) e segurança pública ( 185). A audiência com a participação do governador Ricardo Coutinho e dos auxiliares de governo aconteceu no ginásio poliesportivo  central . Na ocasião foram liberados créditos para empreendedores da região.

O recorde de público representou um aumento na participação na região, com relação ao ano anterior, e é o que vem acontecendo nas  demais plenárias já realizadas pelo Governo do Estado, por meio do Orçamento Democrático , o que credencia as ações do governador por toda região do estado.  “Antes os investimentos ficavam apenas entre a João Pessoa e Campina Grande , diferente de agora com os demais municípios paraibanos participam do bolo orçamentários e apontado demandas “ disse o governador.

Nas falas dos inscritos e representantes de cada município , muitos agradecimentos pelos investimentos em seus municípios , contudo a segurança hídrica foi a mais solicitada. “ A barragem do Japi tem recursos garantidos e em pouco tempo será feita sua primeira parede , apesar  passar por adequações  devido as inscrições rupestres, cinco quilômetros de adutora estão prontas”  disse Ricardo Coutinho.

O Governo do Estado está preparando um plano junto ao governo federal para instalação de 500 poços e 200 carros pipa a mais para que a água chegue de forma mais rápida às populações mais atingidas pela estiagem. E lançou o edital de chamada pública do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) para o ano de 2015, com investimentos de R$ 9 milhões para projetos produtivos de comunidades rurais em 56 municípios do Estado.

O edital trata da seleção de organizações e propostas de projetos de agricultores familiares que atuam nos territórios de abrangência do Procase, visando o apoio e fortalecimento de arranjos produtivos através de investimentos de recursos, humanos e financeiros, direcionados para associações e/ou cooperativas de produção, beneficiamento e comercialização de produtos agrícolas e não-agrícolas.

Hospital Materno Infantil  em Cuité  – O Cuiteense Clodoaldo Pereira , pediu a Instalação do Hospital Materno Infantil em Cuité para atender toda região do  Curimataú e Seridó Paraibano. A ideia é utilizar legalmente o espaço do antigo  hospital “Pedro Viana” . O Governador ouviu a demanda mais destacou que o pais passa por dificuldades econômicas , e um hospital tem um custo alto porém  a viabilidade será discutida com a secretaria de saúde.  



Educação em Cuité -   O presidente do Grêmio estudantil de  Cuité , Esdras parabenizou por diversas vezes as ações do governador pelos investimentos na Educação do município , entre elas construção da Escola Técnica Estadual , reforma do Vidal de Negreiros que pela primeira vez na região os alunos saíram as ruas em protesto. O jovem  ainda cobrou a conclusão da reforma da escola Orlando Venâncio que passa por problemas com a empresa que não pagou nem aos pedreiros.



RESPOSTA – O governador pediu desculpas pela demora , e ainda determinou a SUPLAN  tomar providencia e romper de vez contrato com a empresa e assim encaminhar outra empresa onde possa concluir a reforma . Ainda sobre a escola técnica o governador deve ampliar o ensino técnico em outras escolas em edificações  já existentes com dois turnos. Destacou a reforma da escola Vidal de Negreiros que passa por  ampliação de qualidade onde ganhará um ginásio esportivo que já foi iniciado a sua cobertura.





EMPREENDER MUDOU A ECONOMIA EM NOVA FLORESTA-Um dos inscritos , usou a fala para agradecer os investimentos do EMPREENDER no seu município , segundo ele veio para mudar a vida de muita gente e impulsionar a economia na região. Ele ainda fez a cobrança de uma ambulância para o município , porém o governador disse que não tinha mais como atender esse pedido , pois as ambulâncias foram todas distribuídas e o prefeito Meu Louro não se inscreveu  para pedir uma ambulância no programa PACTO SOCIAL.



Prestação de contas – O secretário de Estado do Planejamento, Gestão, Orçamento e Finanças, Tárcio Handel, fez na ocasião uma prestação de contas dos investimentos na região. Ele focou nas prioridades que foram eleitas no ano passado saúde, segurança pública e educação.




OD Digital – As audiências do Orçamento Democrático Estadual estão sendo divulgadas através da internet, com transmissão ao vivo direto no site do ODE,  foi o caso deste signatário Blogueiro devido ao trabalho em João Pessoa , pude acompanhar a audiência pela internet www.paraiba.pb.gov.br/odestadual. As prioridades eleitas pela população também podem ser indicadas através da internet, pelo endereço www.oddigital.pb.gov.br . 




Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.