OD - REGIÃO DE CUITÉ ELEGE SAÚDE COMO PRIORIDADE

Com recorde de público em participação de pelo menos 2.mil pessoas – a 4ª Região Geo Orçamentária, sediada no município de Cuité , na  sexta-feira (15), durante a audiência pública do Orçamento Democrático, a saúde ( 340) como prioridade para direcionar os investimentos do governo para o próximo ano na região.


As outras duas prioridades eleitas foram  educação  ( 290) e segurança pública ( 185). A audiência com a participação do governador Ricardo Coutinho e dos auxiliares de governo aconteceu no ginásio poliesportivo  central . Na ocasião foram liberados créditos para empreendedores da região.

O recorde de público representou um aumento na participação na região, com relação ao ano anterior, e é o que vem acontecendo nas  demais plenárias já realizadas pelo Governo do Estado, por meio do Orçamento Democrático , o que credencia as ações do governador por toda região do estado.  “Antes os investimentos ficavam apenas entre a João Pessoa e Campina Grande , diferente de agora com os demais municípios paraibanos participam do bolo orçamentários e apontado demandas “ disse o governador.

Nas falas dos inscritos e representantes de cada município , muitos agradecimentos pelos investimentos em seus municípios , contudo a segurança hídrica foi a mais solicitada. “ A barragem do Japi tem recursos garantidos e em pouco tempo será feita sua primeira parede , apesar  passar por adequações  devido as inscrições rupestres, cinco quilômetros de adutora estão prontas”  disse Ricardo Coutinho.

O Governo do Estado está preparando um plano junto ao governo federal para instalação de 500 poços e 200 carros pipa a mais para que a água chegue de forma mais rápida às populações mais atingidas pela estiagem. E lançou o edital de chamada pública do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) para o ano de 2015, com investimentos de R$ 9 milhões para projetos produtivos de comunidades rurais em 56 municípios do Estado.

O edital trata da seleção de organizações e propostas de projetos de agricultores familiares que atuam nos territórios de abrangência do Procase, visando o apoio e fortalecimento de arranjos produtivos através de investimentos de recursos, humanos e financeiros, direcionados para associações e/ou cooperativas de produção, beneficiamento e comercialização de produtos agrícolas e não-agrícolas.

Hospital Materno Infantil  em Cuité  – O Cuiteense Clodoaldo Pereira , pediu a Instalação do Hospital Materno Infantil em Cuité para atender toda região do  Curimataú e Seridó Paraibano. A ideia é utilizar legalmente o espaço do antigo  hospital “Pedro Viana” . O Governador ouviu a demanda mais destacou que o pais passa por dificuldades econômicas , e um hospital tem um custo alto porém  a viabilidade será discutida com a secretaria de saúde.  



Educação em Cuité -   O presidente do Grêmio estudantil de  Cuité , Esdras parabenizou por diversas vezes as ações do governador pelos investimentos na Educação do município , entre elas construção da Escola Técnica Estadual , reforma do Vidal de Negreiros que pela primeira vez na região os alunos saíram as ruas em protesto. O jovem  ainda cobrou a conclusão da reforma da escola Orlando Venâncio que passa por problemas com a empresa que não pagou nem aos pedreiros.



RESPOSTA – O governador pediu desculpas pela demora , e ainda determinou a SUPLAN  tomar providencia e romper de vez contrato com a empresa e assim encaminhar outra empresa onde possa concluir a reforma . Ainda sobre a escola técnica o governador deve ampliar o ensino técnico em outras escolas em edificações  já existentes com dois turnos. Destacou a reforma da escola Vidal de Negreiros que passa por  ampliação de qualidade onde ganhará um ginásio esportivo que já foi iniciado a sua cobertura.





EMPREENDER MUDOU A ECONOMIA EM NOVA FLORESTA-Um dos inscritos , usou a fala para agradecer os investimentos do EMPREENDER no seu município , segundo ele veio para mudar a vida de muita gente e impulsionar a economia na região. Ele ainda fez a cobrança de uma ambulância para o município , porém o governador disse que não tinha mais como atender esse pedido , pois as ambulâncias foram todas distribuídas e o prefeito Meu Louro não se inscreveu  para pedir uma ambulância no programa PACTO SOCIAL.



Prestação de contas – O secretário de Estado do Planejamento, Gestão, Orçamento e Finanças, Tárcio Handel, fez na ocasião uma prestação de contas dos investimentos na região. Ele focou nas prioridades que foram eleitas no ano passado saúde, segurança pública e educação.




OD Digital – As audiências do Orçamento Democrático Estadual estão sendo divulgadas através da internet, com transmissão ao vivo direto no site do ODE,  foi o caso deste signatário Blogueiro devido ao trabalho em João Pessoa , pude acompanhar a audiência pela internet www.paraiba.pb.gov.br/odestadual. As prioridades eleitas pela população também podem ser indicadas através da internet, pelo endereço www.oddigital.pb.gov.br . 




Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.