sexta-feira, 22 de maio de 2015

VEREADOR OLIVÂNIO SOLICITA A CAGEPA O RACIONAMENTO DE ÁGUA EM PICUÍ

O Vereador Olivânio apresentou na última segunda-feira 18 o Requerimento solicitando a CAGEPA o racionamento  de água no município de Picuí.

Na justificativa o parlamentar destaca que o reservatório Várzea Grande, localizado no Rio Picuí possui capacidade de armazenamento na ordem de 21.532,659 de m³, construído na década de 90 só atingiu seu volume máximo uma única vez, em fevereiro de 2004. Nos anos seguintes houve apenas recargas pontuais e agora caminha para o seu esgotamento com apenas 1.468.991 o que corresponde a 6,8% da capacidade total.

Essa solicitação visa sobretudo, garantir o abastecimento de água para os municípios de Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira nos meses seguintes, caso contrário e não havendo recarga até o final do período chuvoso, haverá colapso do sistema e mais de 15 mil pessoas dos três municípios citados fiarão sem acesso a água.

No município de Cuité o Açude do Boqueirão do Cais que abastece também o município de Nova Floresta se encontra com menos de 5% da sua capacidade de água . O governo do estado perfurou 5 poços entre eles 4 de grandes profundidades em Cuité onde irão chegar água nas torneiras de forma racionada , enquanto Picuí ainda discuti e reconhece que é inevitável o racionamento , em Cuité há um ano que não se tem uma gota de água nas torneiras.

Nos últimos dias a CAGEPA tenta a autorização da prefeita Euda Fabiana (PMDB) para ligar os poços , uma vez que necessitam do uso de um "transformador" do município para bombiar a água até o reservatório na cidade , pasmem senhores tem encontrado resistência. E assim quem se favorece é a industria da seca com desfile dos carros pipas particulares com custo médio de R$ 80 a 130 reais.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.