VEREADOR OLIVÂNIO SOLICITA A CAGEPA O RACIONAMENTO DE ÁGUA EM PICUÍ

O Vereador Olivânio apresentou na última segunda-feira 18 o Requerimento solicitando a CAGEPA o racionamento  de água no município de Picuí.

Na justificativa o parlamentar destaca que o reservatório Várzea Grande, localizado no Rio Picuí possui capacidade de armazenamento na ordem de 21.532,659 de m³, construído na década de 90 só atingiu seu volume máximo uma única vez, em fevereiro de 2004. Nos anos seguintes houve apenas recargas pontuais e agora caminha para o seu esgotamento com apenas 1.468.991 o que corresponde a 6,8% da capacidade total.

Essa solicitação visa sobretudo, garantir o abastecimento de água para os municípios de Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira nos meses seguintes, caso contrário e não havendo recarga até o final do período chuvoso, haverá colapso do sistema e mais de 15 mil pessoas dos três municípios citados fiarão sem acesso a água.

No município de Cuité o Açude do Boqueirão do Cais que abastece também o município de Nova Floresta se encontra com menos de 5% da sua capacidade de água . O governo do estado perfurou 5 poços entre eles 4 de grandes profundidades em Cuité onde irão chegar água nas torneiras de forma racionada , enquanto Picuí ainda discuti e reconhece que é inevitável o racionamento , em Cuité há um ano que não se tem uma gota de água nas torneiras.

Nos últimos dias a CAGEPA tenta a autorização da prefeita Euda Fabiana (PMDB) para ligar os poços , uma vez que necessitam do uso de um "transformador" do município para bombiar a água até o reservatório na cidade , pasmem senhores tem encontrado resistência. E assim quem se favorece é a industria da seca com desfile dos carros pipas particulares com custo médio de R$ 80 a 130 reais.   



Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.