MAMÓGRAFO NOVO E ENCAIXOTADO EM CUITÉ AJUDA A ESTATÍSTICA DE MORTES DE MULHERES COM CÂNCER

No ano de 2014, pelo menos 700 mulheres morreram na Paraíba pelo Câncer de Mana e no Brasil em média de 13 mil mortes, muitas deveriam ser evitadas se o câncer fosse diagnosticado no início através de exames precisos através de um mamógrafo. Pasmem senhores diante destas estatísticas o Secretário de Saúde de Cuité, Gentil Palmeira deixa um Mamógrafo Estereotaxia  novíssimo encaixotado por quase um ano em Cuité.


O Ministério Público Federal deve apurar denúncia de um Mamógrafo que foi destinado ao município de Cuité para atender todas as mulheres da região do Curimataú composta por 11 municípios, à prefeitura chegou a até inaugurar um Centro de Imagem (Centro de Diagnóstico e Tratamento de Câncer do Útero e Mama) só serviu para tirar fotos da prefeita , secretário de saúde e postar imagens nas redes sociais , precisamente no dia do aniversário de Cuité , de lá para cá nenhuma imagem com mamógrafo para prevenção do Câncer de mama.

A câmara municipal de Cuité, através dos vereadores Marcos Vinnicios e  Isis Rafaela cobraram do secretário de saúde, Gentil Palmeira o pronto atendimento das mulheres de Cuité que são obrigadas a se deslocar a Campina Grande para realizar exames, várias famílias com poucos recursos financeiros não podem realizar os exames, assim essas mulheres estão candidatas a fazer parte das estatísticas de mortes por câncer de mama.

Em um oficio enviado a Câmara dos Vereadores em Cuité desde o mês de Abril de 2015 o secretário de saúde Gentil Palmeira alegava que estava reestruturando a rede elétrica do hospital para adquirir novo transformador, para assim funcionar o mamógrafo, até agora segundo e vereador Vinnicios o mamógrafo se encontra encaixotado.

A Gerente das 4ª regional de saúde, Cristiane Santos disse que como médica mastologista não pode compactuar com tamanho ato desumano “Eu fui uma das incentivadoras pela vinda do mamógrafo e agora é questão de honra colocá-lo para funcionar. Não podemos permanecer nessa situação, alguma coisa tem que ser feita com urgência, pois o câncer de mama tem feito muitas vitimas e a demora no diagnóstico pode contribuir com o aumento desses números” conclui a médica.

O mamógrafo de Cuité, só saiu da caixa para tirar fotos do secretário de saúde, Gentil Palmeira logo depois voltou a ser encaixotado. Na contramão da política de estímulo ao diagnóstico precoce do câncer de mama, saímos apenas do auto-exame da mama  ,  para discutir  saúde pública de Cuité, que tem sido a mais cobrada a toda hora pela população.

No ano de 2014 o MPF cobrou providencias aos hospitais públicos para ampliar o número de exames de mamografia na Paraíba, para que onde se tenha estes equipamentos sejam colocados em funcionamento na sua máxima capacidade. Urge prioridades, na questão de humanização da saúde bem como colocar para funcionar o mamógrafo que para chegar a Cuité usou o nome da população feminina #REDEDOBEM só é do bem se for pela coletividade. 


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.