RECOMPENSAR : MUDAS DE ÁRVORES SÃO PLANTADAS EM PRÉDIO PÚBLICO EM CUITÉ

Um projeto de Lei que dispõe a Proteção das Árvores no Município de Cuité será apresentado na Câmara Municipal pela Vereadora, Rafaela (PSD).  Após denúncia do Blog e pelas redes sociais de podas drásticas em duas praças de Cuité e um prédio público do estado o que causou indignação de grande parte da população, foi observado que o município é desprovido de qualquer plano de manejo com as árvores.  Para compensar a retirada de árvore em rede energizada entre outras podas drásticas, foram plantadas mais cinco mudas de Árvores da Mata Atlântica no prédio público do estado. 


A respeito das Podas drásticas e insensatas nas Praças Aniceto Pereira e a do Sisal, até agora nenhuma ação prática ou resposta do poder público municipal. Na verdade o órgão público municipal, não deve apenas explicações à sociedade, mas sim a natureza e urge colocar em prática um plano de recuperação do verde na cidade.

O Projeto de Lei que será apresentado pela vereadora, Rafaela (PSD) contempla a arborização urbana, bem como manejo e quais as espécies a ser plantada com exceção de Fícus (Fícus Benjamin) planta exótica como é o caso das plantadas em praças em Cuité, que deveriam antes de ser podadas se fazer um estudo técnico ambiental para substituí-la gradativamente e em época propicia. 

Não se concebe um município com Campus Universitário, onde se tem o curso de biologia em Cuité, não se elabore políticas públicas e normativas, o que se devem conhecer quantitativamente as características do espaço urbano para o estabelecimento de uma eficiente cobertura arbórea para as cidades.  Um controle fitossanitário, controle de pragas e doenças e manejo de podas de forma correta em melhor época onde possa ter folhagem permanente.

O poder público municipal é tão alheio a questão ambiental, que em gestões passadas se tentou desapropriar uma área verde de um biólogo cuiteense na zona rural Malhada de São Domingos para fixar assentamento do Movimento Sem Terra. Ora área verde também é produtiva produz vida, segundo informes esta área virou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural à chamada RPPA na categoria de Unidade Conservadora, ato voluntário do proprietário para proteger a fauna e flora.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.