SÃO PEDRO , PADROEIRO DO BUJARI É COMEMORADO COM MISSA E PROCISSÃO

O líder comunitário do distrito do Bujari em Cuité convida amigos e comunidades circunvizinhas para participar da Procissão neste domingo (28) às 15 horas na capela local em comemoração ao Padroeiro São Pedro.  

Bujari fica a 4 km do centro de Cuité, na divisa com o município de Nova Floresta, segundo historiadores essa comunidade rural foi formada no início do século XX com o advento de algumas residências e casas de farinhas. 

Conhecida também por “Vila do Bujari” um dos imóveis mais antigos no local pertenceu ao Sr. Pedro Medeiros. Uma  vila  pacata onde sua principal economia se dava pela comercialização do sisal nome de uma das principais fazendas “Ouro Branco” pertencente a família Macedo em homenagem a cultura do Sisal que por bastante tempo foi o ouro na economia da região .

Em época de “ fartura” a região ainda é um grande produtor de frutas em destaque caju , maracujá e jaca. A comunidade do Bujari precisa ser vista com bons olhos dos gestores de plantão, estrada vicinais que dá acesso ao distrito precisa das máquinas do PAC que prioriza terrenos particulares na  Zona Urbana. 

Há pouco tempo o Bujari sofreu uma das maiores perdas que poderia levantar a economia local por falta de habilidade da gestão municipal ao  deixar voltar recursos federais para instalar uma Fábrica de Beneficiamento de Polpa. 

Só através de muita reza e reivindicações do filho de Louro do Bujari é que o Posto de Saúde da Vila que se encontrava fechado e sem condições de funcionamento , finalmente a prefeitura reformou e entregará de volta a comunidade.

Viva São Pedro e que ele interceda através dos líderes comunitários do  Bujari ( Clodoaldo Pereira e o vereador Evanuel do Sindicato) para reivindicarem  melhorias para o local que pelo menos poderia receber pavimentação no trecho da vila.

Hoje é véspera de São Pedro , dia de pagar e fazer promessas ! e quem ainda não fez e deseja reforçar a causa , terá sua última chance com São Pedro , também considerado o  santo das causas impossíveis. 





Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.