CUITÉ DE PARABÉNS NESTA SEXTA( 17) COMPLETA 247 ANOS

Segundo historiadores a  fundação da cidade de Cuité cabe ao coronel de milícias Caetano Dantas Correia, que juntamente com sua esposa dona Josefa de Araújo Pereira, doaram meia légua de terras nas proximidades do Olho D'água do Cuité, para constituição do patrimônio de uma capela, que pretendiam erigir com invocação a Nossa Senhora das Mercês.
A referida escritura de doação, datada de 17 de julho de 1768, foi lavrada na povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó, pelo escrivão Antônio Gonçalves Reis Lisboa.

               Considerada como a ‘certidão de batismo’, esta escritura foi descoberta pelo historiador Coriolano de Medeiros e transcrita na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Assim, “tão somente movidos de superiores impulsos e intensa devoção”, Caetano Dantas e sua esposa doaram as terras necessárias à constituição do patrimônio da referida capela de Nossa Senhora das Mercês, principiando, em sua fazenda, a povoação da Serra do Cuité.
             
            Cuité completa seus 247 anos de Fundação, nesta sexta-feira (17) feriado na cidade que ganha de presente o Programa de Rádio “Fala Paraíba” direto da Rádio Cidade Cuité 89 FM. A cidade estará em festa , várias atividades serão realizadas durante o dia  entre eles promovidas pela prefeitura uma Gincana e partida de reinauguração do estádio Jeremias Venâncios, pelo governo do estado uma nova sede da Delegacia de Polícia e a noite a Plenária Popular do mandato do deputado estadual, Charles Camaraense filho de Cuité. 

 O cuiteense Isaac Leite descreveu :Aqui Nossa Senhoras das Mercês quis um dia morar e ilumina nossa cidade todos os dias com suas infinitas bênçãos.

Atualmente a Serra de Cuité é a mais populosa da região, segundo último senso do IBGE com 20.312 hab. numa área territorial de 741, 840, ainda possui uma comunidade estudantil com a implantação do Campus UFCG, na média de população flutuante de 6 mil alunos e alunas.

“Sinto orgulho de ter nascido aqui, terra do Cuité... é coito! como dizia Frei Damião, mas mesmo assim eis a terra da redenção” frisou Ivonaldo Gomes que sempre tem compartilhado pelas redes sociais Memória Fotográfica de Cuité.  

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.