DIA DO AGRICULTOR - CUITÉ PERDEU A FÁBRICA DE BENEFICIAMENTO DE POLPA DE FRUTAS , MAS VEM ALGO DOCE POR AI !

Nesta terça-feira(28)  dia nacional do Agricultor e Agricultora o município de Cuité não há muito que comemorar . A  imagem  do conselheiro do Orçamento Democrático , Clodoaldo Pereira que reside na zona rural de Cuité ,  reporta a lamentável perda  de recursos federais que a prefeitura deixou voltar e não  instalou  a Fábrica de Beneficiamento de Polpa de Frutas no Bujari. 

Dentre todos os setores de produção no Brasil, a agricultura se destaca por ser responsável por contribuir de maneira expressiva para a economia nacional. A exportação é a grande aliada, pois parte do que é produzido no Brasil vai para o exterior, ajudando a acelerar a economia, gerando empregos e movimentando o mercado.

O fim do cultivo e exportação do sisal,chamado de “ ouro branco” produzido em Cuité não foi substituído por outra atividade até os dias de hoje , ficamos para trás na economia, tomado com exemplo de outrora a cidade de Santa Cruz- RN que dependia do comércio de Cuité.

O deputado Charles Camaraense e Buba Germano, tem envidado esforços e articulado a vinda de poços artesianos , cisternas e barragem subterrânea dentro do plano Estadual de enfreamento à estiagem na região do Curimataú e Seridó paraibano. 

Bem antes de perder recursos federais para instalar a fábrica de beneficiamento de Polpa de Frutas para fazer valer a sustentabilidade na economia, o município de Cuité  colocava  a carroça na frente dos bois e promovia o Fest Frut que não foi mais realizado porque também perdeu recursos federais. 

A região é rica no cultivo de frutas, principalmente nas proximidades de Nova Floresta e Jaçana-RN, área irrigada e produtiva que poderiam ser parceiras da badalada Fábrica de Polpa de Frutas, além do mais temos em andamento a construção da Escola Técnica Estadual que pode desenvolver o ensino direcionado para várias atividades afins.

Mais algo temos o que comemorar neste dia do Agricultor e Agricultora em Cuité com destaques nas técnicas do Mandala reconhecida com vários prêmios nacional e internacional e por último com o cuiteense, Roseano Medeiros estudante de doutorado em agronomia na Ufersa em Mossoró-RN onde desenvolveu a técnica para beneficiar o cultivo do maracujá que foi destaque na Rede Globo do Rio Grande do Norte.



Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.