DIA DO AGRICULTOR - CUITÉ PERDEU A FÁBRICA DE BENEFICIAMENTO DE POLPA DE FRUTAS , MAS VEM ALGO DOCE POR AI !

Nesta terça-feira(28)  dia nacional do Agricultor e Agricultora o município de Cuité não há muito que comemorar . A  imagem  do conselheiro do Orçamento Democrático , Clodoaldo Pereira que reside na zona rural de Cuité ,  reporta a lamentável perda  de recursos federais que a prefeitura deixou voltar e não  instalou  a Fábrica de Beneficiamento de Polpa de Frutas no Bujari. 

Dentre todos os setores de produção no Brasil, a agricultura se destaca por ser responsável por contribuir de maneira expressiva para a economia nacional. A exportação é a grande aliada, pois parte do que é produzido no Brasil vai para o exterior, ajudando a acelerar a economia, gerando empregos e movimentando o mercado.

O fim do cultivo e exportação do sisal,chamado de “ ouro branco” produzido em Cuité não foi substituído por outra atividade até os dias de hoje , ficamos para trás na economia, tomado com exemplo de outrora a cidade de Santa Cruz- RN que dependia do comércio de Cuité.

O deputado Charles Camaraense e Buba Germano, tem envidado esforços e articulado a vinda de poços artesianos , cisternas e barragem subterrânea dentro do plano Estadual de enfreamento à estiagem na região do Curimataú e Seridó paraibano. 

Bem antes de perder recursos federais para instalar a fábrica de beneficiamento de Polpa de Frutas para fazer valer a sustentabilidade na economia, o município de Cuité  colocava  a carroça na frente dos bois e promovia o Fest Frut que não foi mais realizado porque também perdeu recursos federais. 

A região é rica no cultivo de frutas, principalmente nas proximidades de Nova Floresta e Jaçana-RN, área irrigada e produtiva que poderiam ser parceiras da badalada Fábrica de Polpa de Frutas, além do mais temos em andamento a construção da Escola Técnica Estadual que pode desenvolver o ensino direcionado para várias atividades afins.

Mais algo temos o que comemorar neste dia do Agricultor e Agricultora em Cuité com destaques nas técnicas do Mandala reconhecida com vários prêmios nacional e internacional e por último com o cuiteense, Roseano Medeiros estudante de doutorado em agronomia na Ufersa em Mossoró-RN onde desenvolveu a técnica para beneficiar o cultivo do maracujá que foi destaque na Rede Globo do Rio Grande do Norte.



Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.