SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CUITÉ NÃO FAZ O DEVER DE CASA DISSE SECRETÁRIA

A secretária executiva do estado da Paraíba, Maura Sobreira afirmou que o secretário de saúde de Cuité não vem fazendo o dever de casa enquanto gestor da pasta de saúde. Segundo ela na região do Curimataú o município de Cuité não está executando o que é repassado pela Programação Pactuada Integrada- PPI para materno infantil, inclusive entre os municípios notificados pelo Ministério Público Federal (MPF/PB) e o Ministério Público Estadual (MPE/PB).


“A saúde se faz de forma tripartite entre o estado, município e ente federal mesmo que muitos leitos o governo do estado tenha custeado 100% de serviços neste período de contingenciamento financeiro do governo federal ”disse a secretária.  

Segundo o levantamento Cuité não cumpriu o cronograma físico e financeiro para atendimentos hospitalares na especialidade, no ano de 2014, bem como não remanejaram a verba recebida para os Municípios executores, ou seja, que realizaram os atendimentos em seus lugares. Os Municípios têm prazo de 30 dias, contados a partir do recebimento do documento, para informarem as medidas adotadas.

Caso os Municípios em questão não disponham de estrutura hospitalar para cumprir as recomendações, o MPF requer que providenciem, também no prazo de 30 dias, o remanejamento das verbas recebidas aos Municípios executores.

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PB) também receberam as recomendações, para efeito de acompanhamento.

Por esta e por outras deficiências como abandono de mamógrafo e equipamentos odontológicos é que a Saúde a Toda Hora em Cuité a cada dia mostra que esta debilitada ao ponto de perder ou não executar serviços essenciais a população. 

A  salvação do Hospital e Maternidade de Cuité , na  última reforma da  sua estrutura física que a gestão tenta esconder é que foram utilizados recursos do  Governo do Estado através do Pacto social como contrapartida melhorar o atendimento materno infantil , eis que não cumpre uma vez sendo NOTIFICADO pelo MP. 

Na verdade a  salvação do Hospital e Maternidade de Cuité tem sido as mãos de  Dr. Medeiros que tem feito o possível e impossível na saúde pública local  , bem como na região os trabalhos do médico  Dr. Jaime em equipe no Regional de Picuí. 




Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.