SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CUITÉ NÃO FAZ O DEVER DE CASA DISSE SECRETÁRIA

A secretária executiva do estado da Paraíba, Maura Sobreira afirmou que o secretário de saúde de Cuité não vem fazendo o dever de casa enquanto gestor da pasta de saúde. Segundo ela na região do Curimataú o município de Cuité não está executando o que é repassado pela Programação Pactuada Integrada- PPI para materno infantil, inclusive entre os municípios notificados pelo Ministério Público Federal (MPF/PB) e o Ministério Público Estadual (MPE/PB).


“A saúde se faz de forma tripartite entre o estado, município e ente federal mesmo que muitos leitos o governo do estado tenha custeado 100% de serviços neste período de contingenciamento financeiro do governo federal ”disse a secretária.  

Segundo o levantamento Cuité não cumpriu o cronograma físico e financeiro para atendimentos hospitalares na especialidade, no ano de 2014, bem como não remanejaram a verba recebida para os Municípios executores, ou seja, que realizaram os atendimentos em seus lugares. Os Municípios têm prazo de 30 dias, contados a partir do recebimento do documento, para informarem as medidas adotadas.

Caso os Municípios em questão não disponham de estrutura hospitalar para cumprir as recomendações, o MPF requer que providenciem, também no prazo de 30 dias, o remanejamento das verbas recebidas aos Municípios executores.

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PB) também receberam as recomendações, para efeito de acompanhamento.

Por esta e por outras deficiências como abandono de mamógrafo e equipamentos odontológicos é que a Saúde a Toda Hora em Cuité a cada dia mostra que esta debilitada ao ponto de perder ou não executar serviços essenciais a população. 

A  salvação do Hospital e Maternidade de Cuité , na  última reforma da  sua estrutura física que a gestão tenta esconder é que foram utilizados recursos do  Governo do Estado através do Pacto social como contrapartida melhorar o atendimento materno infantil , eis que não cumpre uma vez sendo NOTIFICADO pelo MP. 

Na verdade a  salvação do Hospital e Maternidade de Cuité tem sido as mãos de  Dr. Medeiros que tem feito o possível e impossível na saúde pública local  , bem como na região os trabalhos do médico  Dr. Jaime em equipe no Regional de Picuí. 




Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.