ONU - IGF O MUNDO VOLTADO PARA A CAPITAL PARAIBANA

O consenso entre as palavras multissetorialismo, pluri participação e multilateralidade permearam os discursos dos chefes governamentais durante a abertura oficial do 10 Fórum de Governança da Internet nesta terça-feira (10), em João Pessoa. O governador Ricardo Coutinho (PSB) ressaltou que o evento se trata de uma agenda importantíssima para o país e para o mundo nesse início de século 21.

“A realização do IGF marca a história deste evento acontecendo outra vez aqui no pais. Sinaliza a importância da internet aberta em prol de novas fronteiras para o desenvolvimento, com uma melhor distribuição das riquezas para todas a comunidades. Precisamos avançar ainda mais e esse modelo deve ser tomado como referência em outras partes do mundo, com uma forte necessidade de se alavancar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, bem como promover a integração e gestão sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas”.

Ricardo disse ainda que é preciso envolvimento e ainda mais esforços para outros desafios, a exemplo da continuidade da luta para a democratização das comunicações. “Essa é uma caminhada que necessita de uma pisada firme. O acesso à informação é condição básica para qualquer projeto democrático de sociedade”. Segundo ele, o desafio é expandir a forma como os governos se relacionam com o cidadão, por meio da ampliação dos instrumentos de Governo. 

É imperativo repensar a abrangência e ouvir de vocês de que forma podemos avançar, inclusive financeiramente, temos de viabilizar saltos de crescimento em menor espaço de tempo. Ter uma internet aberta, democrática, segura e que facilite a inclusão social e produtiva dos indivíduos. O Brasil e o mundo precisa avançar nos temas estratégicos e necessários para o desenvolvimento da internet”, completou. 

A presidente Dilma Rousseff (PT) falou aos participantes em um vídeo de boas vindas e destacou a importância do aprofundamento de grandes temas que, segundo ela, preocupam o Governo e todos da sociedade civil, como a criação de um ambiente sustentável e que busque consensos para a evolução da internet. “Buscar soluções para os novos desafios e equilibrar a segurança na internet, por meio de um modelo multissetorial e pluri participativo, levar a internet para os que ainda estão sem acesso. Conto com o esforço de todos os presentes no Fórum para avançar nesse sentido, que permita um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, frisou a presidente.

Já o ministro das Comunicações, André Figueiredo disser que, “é uma honra compartilhar informações, experiências e propostas em busca do aperfeiçoamento da internet. Este é um desafio para quem não está inserido”.

O ministro disse também que tem realizado esforços para promover a internet para todos. “Temos buscado estimular o desenvolvimento dos provedores nacionais que investem em redes de última geração. Multilateralismo é um conceito que caminha junto com o que pensa o Governo Federal. Temos a tarefa de debater e compreender conceitos complexos, como cooperação aprimorada e a responsabilidade dos governos”.

O Fórum de Governança da Internet vai até a próxima sexta-feira (13).

secom

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.