ONU - IGF O MUNDO VOLTADO PARA A CAPITAL PARAIBANA

O consenso entre as palavras multissetorialismo, pluri participação e multilateralidade permearam os discursos dos chefes governamentais durante a abertura oficial do 10 Fórum de Governança da Internet nesta terça-feira (10), em João Pessoa. O governador Ricardo Coutinho (PSB) ressaltou que o evento se trata de uma agenda importantíssima para o país e para o mundo nesse início de século 21.

“A realização do IGF marca a história deste evento acontecendo outra vez aqui no pais. Sinaliza a importância da internet aberta em prol de novas fronteiras para o desenvolvimento, com uma melhor distribuição das riquezas para todas a comunidades. Precisamos avançar ainda mais e esse modelo deve ser tomado como referência em outras partes do mundo, com uma forte necessidade de se alavancar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, bem como promover a integração e gestão sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas”.

Ricardo disse ainda que é preciso envolvimento e ainda mais esforços para outros desafios, a exemplo da continuidade da luta para a democratização das comunicações. “Essa é uma caminhada que necessita de uma pisada firme. O acesso à informação é condição básica para qualquer projeto democrático de sociedade”. Segundo ele, o desafio é expandir a forma como os governos se relacionam com o cidadão, por meio da ampliação dos instrumentos de Governo. 

É imperativo repensar a abrangência e ouvir de vocês de que forma podemos avançar, inclusive financeiramente, temos de viabilizar saltos de crescimento em menor espaço de tempo. Ter uma internet aberta, democrática, segura e que facilite a inclusão social e produtiva dos indivíduos. O Brasil e o mundo precisa avançar nos temas estratégicos e necessários para o desenvolvimento da internet”, completou. 

A presidente Dilma Rousseff (PT) falou aos participantes em um vídeo de boas vindas e destacou a importância do aprofundamento de grandes temas que, segundo ela, preocupam o Governo e todos da sociedade civil, como a criação de um ambiente sustentável e que busque consensos para a evolução da internet. “Buscar soluções para os novos desafios e equilibrar a segurança na internet, por meio de um modelo multissetorial e pluri participativo, levar a internet para os que ainda estão sem acesso. Conto com o esforço de todos os presentes no Fórum para avançar nesse sentido, que permita um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, frisou a presidente.

Já o ministro das Comunicações, André Figueiredo disser que, “é uma honra compartilhar informações, experiências e propostas em busca do aperfeiçoamento da internet. Este é um desafio para quem não está inserido”.

O ministro disse também que tem realizado esforços para promover a internet para todos. “Temos buscado estimular o desenvolvimento dos provedores nacionais que investem em redes de última geração. Multilateralismo é um conceito que caminha junto com o que pensa o Governo Federal. Temos a tarefa de debater e compreender conceitos complexos, como cooperação aprimorada e a responsabilidade dos governos”.

O Fórum de Governança da Internet vai até a próxima sexta-feira (13).

secom

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.