CUITÉ - IDOSA DE 97 ANOS CAIU AO CHÃO DEPOIS DE HORAS DE JEJUM .

Paciente de Cuité, Curimataú Paraibano, que depende da saúde pública para realizar exames de sangue estão sofrendo com a demora.  A atenção domiciliar aos indivíduos fragilizados deve obedecer ao Estatuto do Idoso, que foi desprezado a uma idosa de 97 anos que reside no município.

  Na última quinta-feira (03) PSF  agendou a coleta de sangue de uma  idosa para o dia seguinte (sexta/04) ficando ela de Jejum por várias horas chegando a cair sem que o material fosse coletado.

 Revoltada com a situação uma parente da idosa foi até o PSF para reclamar o ocorrido, chegando lá “portas fechadas”.

A humanização da saúde pública em Cuité tem sido outro grande problema na gestão da prefeita Euda Fabiana e do seu irmão secretário de saúde Gentil Palmeira. A mastologista voluntária da ONG “Mulheres de Peito” Cristiane Santos disse que virou rotina mulheres procurá-la sem que tenha sido atendida para fazer a mamografia no centro de imagem do município, segundo ela o mamógrafo do município está sendo subutilizado. 

A humanização não falta apenas para o cidadão comum lá na ponta, trabalhadores da saúde estão com salários atrasados.  Uma médica cubana abandonou o programa “Mais Médico” em Cuité, segundo ela por maus tratos do secretário de saúde.  

A precarização na saúde em Cuité sabe quem sente na pela , são vários reclames sobre a situação da saúde pública do município, desde a falta de material para simples curativo ao mau investimento dos recursos públicos, a médica Cristiane Santos disse que aprendeu a matemática exata, pois o governo federal manda para os cofres do município algo em torno de 1 milhão de reais.
  
Ainda sobre exames de sangue, outra denúncia ocorreu na rádio 89 FM Cuité no último sábado(5). Aparecida Santos disse que tem enfrentado dificuldades para realizar exames de sangue no serviço público municipal.
   
O nome da Idosa, por questão de proteção a imagem do idoso não iremos citar. Porém os parentes dela irão procurar o Ministério Público para denunciar o ocorrido. 


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Com a palavras os advogados 0800 que defender não se sabe o porquê essa desastrosa e imoral gestão .Não estaria na hora mídia nacional tomar conhecimento dessa imoralidade social !!!

    ResponderExcluir
  2. Eu, Edrizia Ramalho, sou ACS de D.Aurea, o ocorrido relatado acima não foi dessa forma. Permita-me explicar: Fui fazer uma visita domiciliar junto com o médico da equipe, Dr. Felipe, e a senhora Aurea, com 97 anos, sempre morou sozinha, e possui dificuldade de ouvir, como não tem acompanhante, explicamos que o exame iria ser marcado por mim e quando fosse marcado é que iria dizer o dia que ia fazer e ela por nao entender devido a idade e de não ter um acompanhante pra explicar ela entendeu que iria fazer o exame no dia seguinte e que por sinal o medico falou alto ( tom de Voz)pra ver se ela entendia que o axame ia ser marcado ainda e depois eu iria falar que dia iria fazer(colher o sangue),mais em razão de suas dificuldades, houve outro entendimento, o ideal seria ter um acompanhante, conforme já tinha abordado com um familiar.
    Diante disso, fico a disposição para mais esclarecimento.
    E acho que antes de colocarem algo na internet deveria escutar os dois lados.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta publicação.