CUITÉ TEM CRESCIMENTO DE FOCOS DO MOSQUITO E MICROCEFALIA PREOCUPA

Desde o mês de Agosto de 2015  pelo menos 80 (oitenta) municípios da Paraíba se encontravam em situação de risco com surto de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de saúde do Estado – SES. 


Nos últimos dias essa preocupação mais que redobrou quando se foi descoberto o mosquito Aedes aegypti com Zica é o causador do surto de microcefalia. Outro grande problema tem sido o Ministério de Saúde que disponibilizou apenas 80% do pedido de Larvicida feito pela  Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.   

Pasmem senhores Cuité desde o mês de Agosto está entre as cidades com surto, revela a SES. Porém o secretário de saúde Gentil Filho que é irmão da prefeita vai a Rádio 89 FM Cuité dizer que tudo esta sobre controle e desdenha da população com “ saúde a toda hora” .

O Gerente Operacional de Vigilância Ambiental da  SES,  Geraldo Moreira relatou ao Blog que a prefeita de Cuité tinha rejeitado o carro fumacê para o município, depois de ser alertada  da necessidade ela voltou atrás.  

No último levantamento em Outubro de 2015 a cada 100 (cem) casas visitadas em Cuité 6,0 casas apresentaram focos de mosquito da Dengue. Segundo dados os índices infestação de Dengue nos períodos do Lira (levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes )  teve crescimento. 

 Os meses de Janeiro e Março de 2015 com 1,7 e 2,2 respectivamente em sinais de alerta e nos meses de Julho com 7,8 e Outubro 6,0 sinal de risco.  O quadro para avaliação é ( 0 a 0,9) satisfatório  -  (1,0 a 3,9 ) alerta e acima de 4,0 situação de risco.   

O nordeste vive uma situação  preocupante com vários casos de  microcefalia já foram notificados quase 800 casos, porém  a gestão municipal  em Cuité  não  tem   motivado os  trabalhadores na saúde, por não  priorizar o pagamento de salários em dia em especial   dos Agentes Comunitários de Saúde- ACS.

 Eles que estão nas ruas gastando seu suor e garra mesmo sem receber seus salários em dia. Não mais confiaram  na palavra da prefeita Euda Fabiana provocaram o Ministério Público que convocou o secretário de saúde de Cuité, Gentil Palmeira Filho dar explicações sobre os atrasos de salários.

A  população também tem que fazer sua parte  e ser o exército na   guerra ao mosquito do Aedes aegypti.  O vereador Eliú Pessoa alfinetou a gestão como Oswaldo Cruz alfinetou o mosquito e descobriu o causador da febre amarela, conhecedor do direito Eliú Pessoa cobra da gestão municipal o cumprimento da Lei em pagar os ACS dentro do mês trabalhado.  

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.