MÉDICA MASTOLOGISTA DENUNCIA MAMÓGRAFO SUBUTILIZADO EM CUITÉ

A médica mastologista paraibana, Cristiane Santos denuncia que o mamógrafo de Cuité está sendo subutilizado, não tem atendido o que preconiza o SUS por deixar áreas da região sem cobertura.  “ O município foi contemplado por um mamógrafo porque usou a população feminina da região, então é um direito de todas as mulheres do Curimataú realizar seus exames ”  disse a médica. 


Pelo grande número de mulheres da região com dificuldades de fazer exames de mama, a médica Cristiane e o padre Severino Firmo da paróquia de Cuité resolveram criar uma ONG “ Mulheres de Peito” para ajudar a reduzir o índice de câncer de mama na região.

 “ Acontece que não temos estrutura para atender toda a demanda, é lastimável  depoimentos de mulheres em Cuité, que não estão fazendo as mamografias no centro de imagem do município e  chegam a  nos procurar aos prantos, irei ao Ministério Público cobrar o direito dessas mulheres realizarem seus exames “  disse  Drª Cristiane Santos.  

A médica solicitou da Gerente 4 ª Regional de saúde, Sabrina Cunha cobrar do secretário de saúde de Cuité, Gentil Palmeira Filho a lista de mulheres que realizaram o exame mensalmente.  “  Com certeza bem abaixo da média, ele ( secretário- Gentil Palmeira) só colocou para funcionar o mamógrafo depois de denúncia no MP e cobrança na mídia. 

Em 2010 TCU em parceria com MPF  realizaram uma ação para identificar mamógrafos subutilizados e identificaram diversos municípios que não estavam atendendo a demanda bem como na demora da entrega dos resultados dos exames.  Efetivamente o mamógrafo em Cuité, tem baixa produtividade. O parâmetro considerado ideal de produção da máquina é de 25 mamografias ou mais por dia. 

A capacidade do mamógrafo de Cuité é de 200 mamografias semanais, o que poderia ser feita uma parceria com a Comissão Intergestora Regional - CIR para que as mamografias de rastreamento sejam feitas em Cuité.  Um mamógrafo é para uma população de 250 mil habitantes. “Não se admite uma máquina ficar à disposição de uma população alvo de pouco mais de 1.500 mulheres com idade de realizar o exame” completou a médica. 

PARA ENTENDER
O que é: A mamografia é um exame de imagem utilizado para a detecção precoce do câncer de mama

Quem deve fazer: A critério médico, mulheres de todas as idades podem fazer o exame. Política de rastreamento do câncer de mama para a população em geral recomenda que as mulheres de 50 a 69 anos façam um exame a cada dois anos. Mulheres de grupos de risco, como aquelas com mães e avós que tiveram a doença, devem começar mais cedo.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.