RICARDO COUTINHO CONTRATARÁ 200 AGENTES DE SAÚDE PARA AJUDAR NO COMBATE AO MOSQUITO

Na tarde desta segunda-feira (7), no Palácio da Redenção, os secretários de Estado e auxiliares reuniram-se com o Governador Ricardo Coutinho para traçar as diretrizes do Plano Estadual de combate ao mosquito transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya – o Aedes aegypti –  e discutir o plano assistencial às vítimas de microcefalia.


Nesta terça-feira (8), Ricardo participa de reunião com a presidente Dilma Rousseff e governadores de todos os Estados, em Brasília, para articular medidas em nível nacional de combate ao zika vírus, diante do aumento do número de casos e sua relação com a microcefalia.


Ricardo anunciou que um dos esforços do Governo do Estado será contratar 200 agentes e disponibilizar aos municípios com maior incidência de casos. “Vamos fazer isto como parte do esforço de coordenação e de investimentos para combater os focos e ao mesmo tempo controlar a situação, que é delicada e difícil. Nós queremos ainda dar o exemplo a partir do próprio governo. Eu vou cobrar de cada secretário postura, quero que o governo responda às questões que estão colocadas e quero chamar os municípios para que de uma forma integrada ao lado da Secretaria de Saúde a gente possa dar uma resposta”, disse.


Mobilização social – Ricardo Coutinho adiantou que conta com decisões urgentes do Congresso Nacional em termos de equalização do orçamento da União para a saúde. “Da parte do Estado nós estamos tirando de onde não temos para fornecermos através dos municípios e de forma direta à população algo que possa contribuir nessa luta, porém a principal questão chama-se mobilização social. Não há outra forma. Dentro de casa só você pode e precisa prevenir o foco do mosquito. Tome conta de sua casa que das ruas, tenho certeza absoluta, que as secretarias de saúde, municipais e estadual haverão de fazer a sua parte”, garantiu.

Corpo de Bombeiros e Exército - O governador anunciou ainda que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba também participará de ações do Plano Estadual de combate ao Aedes aegypti, como também o Estado solicitará a colaboração do Exército brasileiro.

Secretários mobilizados – A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, explicou que o Plano Estadual discutido na reunião com o governador é interssetorial, envolve todas as Secretarias de Estado e órgãos da administração indireta e, nesta quarta-feira (9), o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, reunirá em Brasília todos os secretários estaduais de saúde para tratar do tema.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. tem indícios de q essa microcefalia nao e causada pelo mosquito e sim por uma vacina q o governo esta aplicando nas mulheres gravida vencida . posso esta errado mais eu mesmo nao duvido

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta publicação.