TCM É ALVO DE EMBATE ENTRE ALPB X TCE

Em pé de guerra  a Assembleia Legislativa- ALPB e Tribunal de Contas do Estado- TCE , isso depois que o Executivo Estadual deu entrada com requerimento alegando “suspeição”dos conselheiros Nominando Diniz e Fernando Catão. 

O conselheiro Fernando Catão é tio de Cássio Cunha Lima, foi relatou das contas do governo do estado referente ao exercício 2014. O mesmo conselheiro que acatou um pedido inédito de uma Associação de Campina Grande para barrar a construção do Shopping Intermares em Cabedelo  o que gerou polemica a competência do órgão.

O cavalo de batalha está sendo a criação do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, que tramita na assembleia e o clima anda quente entre os poderes ( TCE – AL e Executivo). A proposta da criação do TCM é que os recursos para a corte já estão sendo usados pelo TCE, não haveria despesas, apenas subtrairia parte do bolo financeiro o que pertence ao outro. 

Nessa semana o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB) colocou mais lenha na fogueira quando deu declarações que os conselheiros do TCE iriam perder “prestigio político” e ainda alfinetou que o TCE aquele que “fiscaliza deve ser fiscalizado”. 

O presidente do TCE rebateu assim nos dará o direito de levar o pessoal de o Tribunal fazer um levantamento na Assembleia.  O que nos deixa com uma pulga atrás da orelhas , pois as instituições prestam conta . 

E por falar nisso, tem prefeitura comemorando aprovação de contas pelo TCE ,  como pagar a luz e a bodega da esquina fosse algo extraordinária além da obrigação.  Por outro lado tem gestores que estão se borrando de medo se criar o Tribunal CM, assim as contas seriam analisadas com maior celeridade deixando o TCE mais desafogado, pois se ainda estão julgando contas de 2013 irão entregar os mandatos sem todas as contas analisadas, principalmente aquelas que não obedeceram a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF ou que tenham que fazer face às despesas e receitas com o malabarismo financeiro dos salários do funcionalismo. 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.