TCM É ALVO DE EMBATE ENTRE ALPB X TCE

Em pé de guerra  a Assembleia Legislativa- ALPB e Tribunal de Contas do Estado- TCE , isso depois que o Executivo Estadual deu entrada com requerimento alegando “suspeição”dos conselheiros Nominando Diniz e Fernando Catão. 

O conselheiro Fernando Catão é tio de Cássio Cunha Lima, foi relatou das contas do governo do estado referente ao exercício 2014. O mesmo conselheiro que acatou um pedido inédito de uma Associação de Campina Grande para barrar a construção do Shopping Intermares em Cabedelo  o que gerou polemica a competência do órgão.

O cavalo de batalha está sendo a criação do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, que tramita na assembleia e o clima anda quente entre os poderes ( TCE – AL e Executivo). A proposta da criação do TCM é que os recursos para a corte já estão sendo usados pelo TCE, não haveria despesas, apenas subtrairia parte do bolo financeiro o que pertence ao outro. 

Nessa semana o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB) colocou mais lenha na fogueira quando deu declarações que os conselheiros do TCE iriam perder “prestigio político” e ainda alfinetou que o TCE aquele que “fiscaliza deve ser fiscalizado”. 

O presidente do TCE rebateu assim nos dará o direito de levar o pessoal de o Tribunal fazer um levantamento na Assembleia.  O que nos deixa com uma pulga atrás da orelhas , pois as instituições prestam conta . 

E por falar nisso, tem prefeitura comemorando aprovação de contas pelo TCE ,  como pagar a luz e a bodega da esquina fosse algo extraordinária além da obrigação.  Por outro lado tem gestores que estão se borrando de medo se criar o Tribunal CM, assim as contas seriam analisadas com maior celeridade deixando o TCE mais desafogado, pois se ainda estão julgando contas de 2013 irão entregar os mandatos sem todas as contas analisadas, principalmente aquelas que não obedeceram a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF ou que tenham que fazer face às despesas e receitas com o malabarismo financeiro dos salários do funcionalismo. 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.