ZIKA VÍRUS : AUMENTA CASOS NA PARAÍBA

Um novo boletim sobre os casos de microcefalia registram um aumento de mais de 15%, em poucos mais de sete dias, no número registrado de casos de microcefalia na Paraíba. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22), pela Secretaria de Saúde do Estado, que registra 425 casos suspeitos, e pelo Ministério da Saúde, que registra 429 casos e outros cinco casos são de óbitos suspeitos.



Segundo a Saúde do Estado, a região metropolitana de João Pessoa contabiliza 70% do número de casos suspeitos. João Pessoa se mantém como o município com maior número, num total de 204 casos, sendo também o município que mais revisou prontuários.

O Conde segue com 16 casos, Bayeux com 14, Alhandra com 13, Caaporã 11 casos e Pedras de Fogo contabilizou 10 casos. Já o município de Pitimbu está com nove casos suspeitos, Cabedelo também com nove casos, Santa Rita com seis casos, Rio Tinto cinco casos e Lucena um caso.

Do total de casos notificados até o momento, 21 foram confirmados, 30 descartados e os demais (374) continuam em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da SES-PB e do Ministério da Saúde.

Dois casos foram confirmados em gestantes residentes no município de Juazeirinho, cujos fetos apresentaram microcefalia e diagnósticos laboratoriais conclusivos para vírus zika.

Neste período, cinco casos suspeitos evoluíram para óbito – quatro infantis e um fetal - cujas mães são residentes dos municípios de Piancó, Conde e João Pessoa. Após a conclusão da investigação, um óbito infantil foi descartado.

Os demais estão em investigação. Segundo o tipo de detecção, 88% (373/425) das notificações foram de recém-nascidos, 51 fetos com alterações do SNC (12%) e um natimorto.

O Ministério da Saúde confirmou no dia 28 de novembro a relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do MS em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos foi identificada a presença do Zika vírus.
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.