DEPUTADO CHARLES FALA DO CAOS NA SAÚDE DE CUITÉ

O deputado estadual Charles Camaraense (PSL) lamenta a situação de caos na qual se encontra a saúde pública no município de Cuité, localizado no Curimataú Paraibano. 

O parlamentar fez referência as denúncias nas redes sociais, que relatam falta de medicamentos, alimentos para funcionários de plantão do Hospital Municipal. De acordo com a denúncia que não revelou o nome para não sofrer perseguição política, às vezes é preciso os funcionários fazer cota para comprar gás para o botijão. 

Após vê a postagem nas redes sociais, a prefeita de Cuité tirou umas fotos da dispensa do hospital abastecida e postou no facebook. Quem garante que o abastecimento tenha sido após a denúncia bombar nas redes . Segundo a prefeita a denuncia é infundada.   

A precariedade da saúde em Cuité é sintomática, teve o caso da médica cubana que deixou o Brasil, alegando maus tratos da gestão. Do médico Dr. Leonardo que entrou com ação no MP, por causa de salário atrasado e ter seu nome usado no Cadastrado Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) indevidamente ,  antes mesmo dele nem conhecer a cidade. 

De quem vamos duvidar? Da saúde a toda hora  ou da falta de humanização , do Revellion  ostentação  ou  do Natal sem fome  , de festas de  aniversários reservados só para a cúpula ou festa popular de rua ? 

 Perda de recursos federais para saúde bucal, agentes de endemias e de saúde tendo que fazer romaria para o MP pedir que a prefeita pague em dia os salários, em um vídeo paciente reclama até a economia de linha (fio) para suturar um dedo e postos de saúde sem médico e sem dentista  tem sido o retrato da saúde em Cuité.  

O deputado lamentou profundamente o descaso da atual gestão para com a saúde do povo Cuiteense.  A saúde pública também perpassa pela vigilância sanitária do município que não diz absolutamente nada à respeito das péssimas condições do velho Matadouro Público e o lixão da cidade a céu aberto contaminando o solo próximo a mananciais  , degradando o meio ambiente. 

Péssimas condições da limpeza urbana , onde os agentes de limpeza coloca suas vidas em perigo , não tão distante um agente faleceu após um acidente de trabalho.  

“ A saúde é o bem maior que se podem ter, caos nessa gestão atinge todas as áreas, mas, a  saúde é motivo de relatos de pacientes, familiares e funcionários que pede para que não tenha o nome revelado porque tem um secretário de saúde irmã da prefeita.” lamentou o deputado.

Segundo informes tem dias que os funcionários precisam fazer cotinha para comprar alimentação ou esperar ajuda de um amigo de plantão para comprar, sem falar dos seus salários que tem atrasado. A gestão não divulgou , mas a última reforma do Hospital de Cuité o  Governo do Estado contribuiu financeiramente  através do programa "Pacto Social" , falta a contra partida social da secretaria de saúde melhorar os índices da saúde do município. 

Os cofres do município de Cuité é o maior da região do Curimataú ao receber recursos mensais do Governo Federal para a saúde. De forma constante o líder comunitário Clodoaldo Pereira, tem denunciado equipamentos da saúde do município em abandono, como é o caso da UBS da comunidade do pocinhos, há mais de um ano fechado e os equipamentos odontológicos empoeirados. 
  

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.