CUITÉ E O ÔNIBUS ZEPELIM

A fotografia é bastante rara  ,  tratava-se de um curioso e inusitado "Ônibus Zepelim", isso mesmo, um ônibus que imitava as feições de um dirigível da década de 1930.


Segundo André Santos, meu amigo, fornecedor da velha fotografia e que trabalha no Museu do Homem do Curimataú em Cuité, ele conseguiu esta imagem em um caderno pertencente a Zé de Ana, residente em Cuité.

Segundo o mesmo, o ônibus aportou em Cuité no dia de seu aniversário de emancipação política no dia 25 de janeiro de 1942 (data esta segundo o proprietário da fotografia, Zé de Ana, mas não tenho a confirmação exata desta data, mas acredito eu que foi no final da década de quarenta pra cinquenta).

O referido ônibus trazia restos de fetos e animais taxidermizados (mumificados, de acordo com a descrição no ônibus) em exposição para toda a população cuiteense da época que estava em festa pela emancipação política.

Segundo fontes que colhi a respeito deste ônibus no Brasil, os primeiros "ônibus zepelins" foram construídos em São Luís capital do Maranhão, na década de quarenta, sobre o chassi de um Dodge.

Joaquim Lourenço era o construtor desta inovação. Joaquim, que era mais conhecido na época como "Joaquim português", era um grande admirador das formas exuberantes dos famosos dirigíveis. Estes curiosos ônibus fizeram tanto sucesso que foram levados para o Belém do Pará e Manaus, anos mais tarde.

Acredito que esta atração deve ter percorrido diversos municípios paraibanos, mas graças ao amigo André Santos que gentilmente forneceu esta raríssima foto, vem a tona para que todos vejam que um dia o inusitado "ônibus zepelim" passou por Cuité.

fonte : http://historiadecuite.blogspot.com.br / Jônatas Rodrigues Pereira


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.