ACIDENTE DE TRÂNSITO, TEM SIDO A MAIOR CAUSA DE MORTE NO CURIMATAÚ E SERIDÓ

O trânsito tem sido a maior causa de morte na região do Curimataú e Seridó paraibano , bem acima do número de homicídios , chamados CVLI .
 Somente no mês de fevereiro de 2016 foram registradas 02(duas)  mortes na BR 104 no trecho entre Cuité e Nova Floresta ,  neste  inicio de mês de março  um acidente  gravíssimo na PB 135 próximo a Ponte Rio dos Tanques em Picuí   deixou uma vitima fatal .

Outro dado levantado pelo grupo de Amigos do Transito do Curimataú – ATC é que a falta de respeito ao Código Nacional de Trânsito é tanta , quando os acidentes não deixa vitimas fatais , deixa sequelas físicas . Se fizer um rápido estudo estes acidentes são em maior número até mesmo dos casos de  assaltos na região (CVP). 

Diante de tantas vidas ceifadas , entre eles a do senhor Manoel Macedo pai do blogueiro e ativista político Dema Macedo entre outras famílias enlutadas  é que a sociedade civil organizada começou a se mobilizar através de um Grupo de Amigos , hoje denominado de Amigos do Trânsito do Curimataú onde foi pautado a questão da violência do trânsito na região. 

Segundo estatísticas oficiais da Policia Rodoviária Federal- PRF somente no ano de 2015 foram registrados 8 (oito) óbitos na BR 104 trecho entre os municípios de Cuité e Picuí. Segundo o inspetor da PRF Samuel , esse número foi o mesmo registrado em Campina Grande no mesmo período o que é  bastante preocupante se comparado ao número de habitantes e fluxo de veículos.

No ano de 2015 o Grupo do ATC articulou reuniões , palestras e motorriata pelas principais ruas da cidade de Cuité na Semana Nacional de Trânsito – SNT , com apoio do DETRAN- BPTRAN-3ªCPTRAN e 9°BPM. 

O Ministério Público Estadual  , através da promotora Daniele Rocha  da Comarca de Cuité  solicitou as autoridades competentes do trânsito  ações que visem reduzir o número de acidentes , principalmente em veículos em duas rodas que tem ceifado um maior número de pessoas. 

Desde o inicio deste mês de março a 3ªCPTRAN e 9°BPM estão nas ruas realizando Bltiz educativas nas cidades de Cuité e Nova Floresta . A Policia Rodoviária Federal  -PRF realizou reuniões em escolas para incluí-las no Projeto do Festival Estudantil  Temático de Trânsito (FETRAN) 2016  com Slogan “ Transformando Atitudes Para Salvar Vidas”.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.