ACIDENTE DE TRÂNSITO, TEM SIDO A MAIOR CAUSA DE MORTE NO CURIMATAÚ E SERIDÓ

O trânsito tem sido a maior causa de morte na região do Curimataú e Seridó paraibano , bem acima do número de homicídios , chamados CVLI .
 Somente no mês de fevereiro de 2016 foram registradas 02(duas)  mortes na BR 104 no trecho entre Cuité e Nova Floresta ,  neste  inicio de mês de março  um acidente  gravíssimo na PB 135 próximo a Ponte Rio dos Tanques em Picuí   deixou uma vitima fatal .

Outro dado levantado pelo grupo de Amigos do Transito do Curimataú – ATC é que a falta de respeito ao Código Nacional de Trânsito é tanta , quando os acidentes não deixa vitimas fatais , deixa sequelas físicas . Se fizer um rápido estudo estes acidentes são em maior número até mesmo dos casos de  assaltos na região (CVP). 

Diante de tantas vidas ceifadas , entre eles a do senhor Manoel Macedo pai do blogueiro e ativista político Dema Macedo entre outras famílias enlutadas  é que a sociedade civil organizada começou a se mobilizar através de um Grupo de Amigos , hoje denominado de Amigos do Trânsito do Curimataú onde foi pautado a questão da violência do trânsito na região. 

Segundo estatísticas oficiais da Policia Rodoviária Federal- PRF somente no ano de 2015 foram registrados 8 (oito) óbitos na BR 104 trecho entre os municípios de Cuité e Picuí. Segundo o inspetor da PRF Samuel , esse número foi o mesmo registrado em Campina Grande no mesmo período o que é  bastante preocupante se comparado ao número de habitantes e fluxo de veículos.

No ano de 2015 o Grupo do ATC articulou reuniões , palestras e motorriata pelas principais ruas da cidade de Cuité na Semana Nacional de Trânsito – SNT , com apoio do DETRAN- BPTRAN-3ªCPTRAN e 9°BPM. 

O Ministério Público Estadual  , através da promotora Daniele Rocha  da Comarca de Cuité  solicitou as autoridades competentes do trânsito  ações que visem reduzir o número de acidentes , principalmente em veículos em duas rodas que tem ceifado um maior número de pessoas. 

Desde o inicio deste mês de março a 3ªCPTRAN e 9°BPM estão nas ruas realizando Bltiz educativas nas cidades de Cuité e Nova Floresta . A Policia Rodoviária Federal  -PRF realizou reuniões em escolas para incluí-las no Projeto do Festival Estudantil  Temático de Trânsito (FETRAN) 2016  com Slogan “ Transformando Atitudes Para Salvar Vidas”.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.