PARAÍBA É O SEGUNDO ESTADO DO NORDESTE NA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS

A Paraíba foi o segundo Estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de homicídios. Os números foram divulgados na última terça-feira (22) pelo Atlas da Violência 2016, uma publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O policiamento integrado tem sido o grande responsável pela redução deste índice,
Por vários anos consecutivos  a região  do Curimataú  tem sido o primeiro lugar na redução de CVLI  onde recebeu o reconhecimento do Programa Paraíba Unida pela Paz implantado pelo Governo do Estado desde o ano de 2011.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Claudio Lima e o comandante Geral da Policia Militar, Cel Euler Chaves comemoraram os índices, sabedor que estão no caminho certo .

De acordo com o estudo, a Paraíba apresentou uma redução de 42 (por 100 mil habitantes) em 2011 para 39,1 em 2014, A pesquisa, que tem por base o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), ainda traz números absolutos de ocorrências de assassinatos, que caíram de 1.619 casos em 2011 para 1.542 em 2014, o que representa uma redução de percentual de 4,76%. Os outros Estados que apresentaram redução foram: Alagoas (de 69,7 para 63) e Pernambuco (de 38,2 para 35,7). 

Ainda de acordo com a pesquisa do Ipea, a Paraíba é um dos únicos sete estados do país que reduziu o número absoluto de homicídios entre 2013 e 2014. O total de assassinatos cometidos no estado caiu de 1.550 no ano de 2013 em um percentual de 0,5% para 2014, último ano pesquisado, quando foram registrados 1.542 homicídios.

 O comandante Ten Cel Afonso Galvão e delegado Durval Barros tem sido uma dupla na luta incansável para reduzir a criminalidade da região do Curimataú , inclusive receberam diversos títulos de cidadãos de vários municípios da região. Na última quinta-feira(24) o 9˚ BPM criou a  1ª Companhia em Picuí onde está ligada a sede do Batalhão em Cuité.

 Com as áreas integradas das policia militar e civil tem obtido um bom êxito no Curimataú.   A mancha criminal  mais preocupante da região ainda é o município de Nova Floresta, após a ocupação policial os índices foram reduzidos consideravelmente.

Em João Pessoa os índices ainda são altos, porém bem menor se comparado a outras capitais do Nordeste a exemplo de Natal que somente das 15 h da quinta-feira (24) às 5 horas da manhã da sexta-feira santa  foram registrados 7 homicídios.
Na capital paraibana  o bairro São José era considerado o mais violento onde  todas as semanas registrava assassinatos, a policia militar sob o comando do Cap. Antonio conseguiu tirar o bairro das páginas policiais, há vários meses não se registra homicídio.

O Batalhão de Trânsito do Estado da Paraíba, também tem intensificado operações em diversos municípios, em Campina Grande foi apreendido o maior número de munições e drogas deste ano. O comandante do BPTran PB Cel Paulo Almeida, tem feito um excelente trabalho à frente do Batalhão de Trânsito com a redução de acidentes  e  com blitz tem contribuído em abordagens à suspeitas.



Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.