PARAÍBA É O SEGUNDO ESTADO DO NORDESTE NA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS

A Paraíba foi o segundo Estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de homicídios. Os números foram divulgados na última terça-feira (22) pelo Atlas da Violência 2016, uma publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O policiamento integrado tem sido o grande responsável pela redução deste índice,
Por vários anos consecutivos  a região  do Curimataú  tem sido o primeiro lugar na redução de CVLI  onde recebeu o reconhecimento do Programa Paraíba Unida pela Paz implantado pelo Governo do Estado desde o ano de 2011.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Claudio Lima e o comandante Geral da Policia Militar, Cel Euler Chaves comemoraram os índices, sabedor que estão no caminho certo .

De acordo com o estudo, a Paraíba apresentou uma redução de 42 (por 100 mil habitantes) em 2011 para 39,1 em 2014, A pesquisa, que tem por base o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), ainda traz números absolutos de ocorrências de assassinatos, que caíram de 1.619 casos em 2011 para 1.542 em 2014, o que representa uma redução de percentual de 4,76%. Os outros Estados que apresentaram redução foram: Alagoas (de 69,7 para 63) e Pernambuco (de 38,2 para 35,7). 

Ainda de acordo com a pesquisa do Ipea, a Paraíba é um dos únicos sete estados do país que reduziu o número absoluto de homicídios entre 2013 e 2014. O total de assassinatos cometidos no estado caiu de 1.550 no ano de 2013 em um percentual de 0,5% para 2014, último ano pesquisado, quando foram registrados 1.542 homicídios.

 O comandante Ten Cel Afonso Galvão e delegado Durval Barros tem sido uma dupla na luta incansável para reduzir a criminalidade da região do Curimataú , inclusive receberam diversos títulos de cidadãos de vários municípios da região. Na última quinta-feira(24) o 9˚ BPM criou a  1ª Companhia em Picuí onde está ligada a sede do Batalhão em Cuité.

 Com as áreas integradas das policia militar e civil tem obtido um bom êxito no Curimataú.   A mancha criminal  mais preocupante da região ainda é o município de Nova Floresta, após a ocupação policial os índices foram reduzidos consideravelmente.

Em João Pessoa os índices ainda são altos, porém bem menor se comparado a outras capitais do Nordeste a exemplo de Natal que somente das 15 h da quinta-feira (24) às 5 horas da manhã da sexta-feira santa  foram registrados 7 homicídios.
Na capital paraibana  o bairro São José era considerado o mais violento onde  todas as semanas registrava assassinatos, a policia militar sob o comando do Cap. Antonio conseguiu tirar o bairro das páginas policiais, há vários meses não se registra homicídio.

O Batalhão de Trânsito do Estado da Paraíba, também tem intensificado operações em diversos municípios, em Campina Grande foi apreendido o maior número de munições e drogas deste ano. O comandante do BPTran PB Cel Paulo Almeida, tem feito um excelente trabalho à frente do Batalhão de Trânsito com a redução de acidentes  e  com blitz tem contribuído em abordagens à suspeitas.



Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.