LIXÃO : PREFEITA DE CUITÉ COMEMORA A MAIOR FOGUEIRA DO DESASTRE ECOLÓGICO DA REGIÃO

Sem obedecer a Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sem  “Aterro Sanitário” mais uma queimada é registrada no Lixão a céu aberto de Cuité, a queima libera substancias tóxicas com composições gasosas cancerígenas e são proibidas por lei. 


Por diversas vezes os moradores do entorno reclamam da fumaça, são freqüentes crianças e idosos  com problemas respiratórios [ ainda recebe prêmio amigo da criança] .  O lixão fica próximo a um manancial, o resíduo liquido contamina o solo, inclusive a nascente do ingá. 

Um trator para cavar valas e depois cobrir o lixo, por diversos meses ficou quebrado , não se faz mais valas . A prática de queimadas no Lixão é crime Ambiental e ninguém faz nada.  O pré candidato da prefeita é o espelho da continuação ,  já  o opositor Charles Camaraense disse que estar no seu Plano de Governo obedecer a Lei e buscar recursos para implantar o aterro sanitário a primeira é acabar com lixão no local onde contamina mananciais. 

O problema do Lixo em Cuité é oriundo desde a falta de projetos de coleta seletiva a ausência de prevenção a acidentes através de Técnico em Segurança do Trabalho .  Somente agora depois de licitação muito “demorada”  o município conta com um caminhão  compactador de lixo  [locado] , porém raramente é visto pela cidade. 

 Ainda esta semana um carro coletor de lixo estilo “lata velha”   depreendeu o reboque no cruzamento em via pública, por pouco não causou acidente. 

Como impedir a perpetuação dessa cultura de queimar lixo, primeiro varrer o comodismo da atual gestão. Segundo Queimar lixo não pode ser tão corriqueiro como varrer calçadas, vista simplesmente, como mais uma das tarefas domésticas. 

À educação que estimula a adoção de novos padrões é possível. Não se concebe ganhar “títulos” [ melhor gestor ] onde um dos pré requisitos é a sustentabilidade com meio ambiente.  

Mas, um argumento contrário à queima de lixo que pode pesar bastante é a gravidade que tal conduta passou a ter no sistema penal. Sim, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/1998), queimarem lixo constitui crime por atividade lesiva ao Meio Ambiente. 


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.